No intervalo de apenas dez dias, três assaltos foram flagrados nas ruas Agostinho Lattari, Padre Raposo, rua dos Campineiros e Guaimbé. SSP diz que 18º Distrito Policial, do Alto da Mooca, investiga criminosos flagrados nos vídeos. Motociclistas armados roubam pedestres em plena luz do dia na Mooca, Zona Leste de SP
Câmeras de segurança de ruas da Mooca, Zona Leste de São Paulo, têm flagrado vários ataques de motoqueiros armados assaltando pedestres em plena luz do dia.
As ações aconteceram em ao menos quatro ruas do bairro: Agostinho Lattari, Padre Raposo, dos Campineiros e Guaimbé nos últimos dez dias.
Na manhã desta quinta-feira (2) o assalto foi registrado na rua Agostinho Lattari, por volta das 10h20 da manhã (veja vídeo acima).
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Pelo vídeo é possível ver que um homem de camiseta cinza está conversando ao celular quando um motoqueiro para a moto, desce, e aponta uma arma para a vítima.
Pela captação da imagem é possível ouvir o momento que o ladrão pede a senha do celular do rapaz e faz ameaças.
Ele ainda toma pertences pessoais do rapaz, arrancando dele uma corrente e aliança.
Ataque de motoqueiro armado na rua Agostinho Lattari, bairro da Mooca, Zona Leste de SP, às 10h da manhã.
Reprodução
Na fuga, o criminoso novamente ameaça a vítima e obriga o homem a entregar o relógio que está usando.
Ao deixar o local em alta velocidade, é possível ver o ladrão sendo escoltado por um segundo motoqueiro, numa outra moto. Esse segundo criminoso o tempo todo acompanha o crime e dá cobertura ao comparsa.
Outros casos
Esse não foi o primeiro registro de roubo na Mooca em plena luz do dia. Na semana passada, câmeras de segurança da rua Padre Raposo, a dois quilômetros e meio do local do primeiro crime, um outro roubo também aconteceu.
O motoqueiro desce da moto e se esconde atrás do veículo, esperando a aproximação da vítima.
Assalto de motoqueiro armado na rua Padre Raposo, bairro da Mooca, Zona Leste de SP.
Reprodução
Ao avistar um homem andando sozinho, o motoqueiro aponta a arma para o pedestre que caminha distraído na rua, também por volta das 10h12 da manhã.
Durante a abordagem, o comparsa na segunda moto se aproxima da cena e, dessa vez, participa da abordagem, dando cobertura mais de perto (veja vídeo acima).
O vídeo circula nas redes sociais dos moradores da Mooca e tem causado pânico na vizinhança.
“A sensação está bem preocupante, porque a gente não para de receber nos grupos de WhatsApp, dos vizinhos, no Instagram, todos sempre falando – e as câmeras das residências sempre mostrando – as pessoas sendo assaltadas. Hoje mesmo vi um vídeo do rapaz que estava falando no celular, e o motoqueiro com um revólver levou celular, corrente, aliança, tudo. Esse é o nosso cotidiano. Está um absurdo. Está realmente assustador”, afirmou Maria Regina Grilli, gestora da Associação Verditude da Mooca.
Na rua dos Campineiros, outro flagrante também foi registrado, onde dois motoqueiros circulam pela rua atrás de vítimas.
Motoqueiro sobe na calçada na rua dos Campineiros para assaltar pedestres com celular na mão, no bairro da Mooca, Zona Leste de SP.
Reprodução
Ao avistarem um homem andando com o celular na mãe, um dos criminosos sobe na calçada com a moto e rouba o celular do rapaz.
O caso foi registrado no dia 24 de abril, também as 10h36 da manhã, e, pelas imagens, é possível deduzir que se trata da mesma dupla que assaltou o pedestre na rua Agostinho Lattari (veja os vídeos acima).
Rua Guaimbé
Tentativa de roubo aconteceu na rua Guaimbé, por volta de 08h38 da manhã desta sexta-feira (3).
Reprodução
Outra tentativa de roubo aconteceu na rua Guaimbé, por volta de 08h38 da manhã desta sexta-feira (3).
Pelas imagens é possível ver o motociclista subindo com a moto na rua, perto de um grupo de três pedestres. Ao perceberem que o criminoso está com uma arma na mãe e eles serão roubados, o grupo foge correndo do local.
O que diz a SSP
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse, por meio de nota, que a Polícia Civil investiga o caso citado pela reportagem, na rua Agostinho Lattari.
O caso foi registrado na quinta-feira (2), através da Delegacia Eletrônica, e as apurações foram encaminhadas ao 18º Distrito Policial (Alto da Mooca).
“Equipes da unidade realizam diligências visando à identificação da autoria e recuperação dos objetos roubados. As demais ocorrências mencionadas não foram localizadas com os dados fornecidos até o momento. No entanto, todas as imagens mostradas pela reportagem estão sob análise”, afirmou a pasta comandada por Guilherme Derrite (PL).
Segundo a SSP, “as forças de segurança estão empenhadas em combater a criminalidade em toda a Zona Leste de São Paulo e, como resultado, no primeiro trimestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, os roubos em geral apresentaram queda de 19,5% na 5ª Delegacia Seccional”.
“Somente entre janeiro e março, 690 infratores foram presos/apreendidos na região – 14,8% a mais do que no ano anterior”, disse a nota.