BM alega que foi acionada para atender uma ocorrência de desordem e perturbação em Panambi, e precisou fazer uso da força após negativa a uma ordem dada. Uma mulher foi atingida por um golpe de bastão nas pernas. Brigada Militar instaura inquérito para investigar suposto caso de agressão
A Brigada Militar (BM) instaurou inquérito para apurar uma agressão envolvendo policiais militares durante abordagem a um grupo de amigos em Panambi, na Região Noroeste do RS. O incidente ocorreu na noite de sábado (1º) e foi registrado em vídeo. (Assista acima)
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Nas imagens, é possível ver que há pelo menos três policiais militares envolvidos. Dois deles aparecem agredindo um homem com socos e chutes. Em um outro trecho, uma mulher é atingida por um golpe de bastão.
Os boletins de ocorrência registrados na Polícia Civil ainda apontam que um segundo homem também teria sido agredido. A ação não aparece nas imagens.
BM instaurou inquérito para apurar conduta de PMs durante abordagem
Reprodução
Conforme o comandante do 39º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Paulo Bairros, a BM foi chamada para atender uma ocorrência de desordem e perturbação no local. O grupo de amigos estaria ouvindo música alta e teria sido orientado a “se comportar”.
Além da negativa, eles teriam partido para cima dos PMs, o que provocou o uso da força, segundo o comandante. Bairros acrescenta que o bastão foi utilizado contra a mulher “na altura das pernas” e “para afastá-la”. Ele afirma que dois policiais tiveram lesões.
O inquérito policial militar vai analisar se houve excesso no uso da força por parte dos PMs e se é necessário adotar alguma medida administrativa. O prazo previsto para conclusão do procedimento é de 40 dias.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS