Na cidade, 42 mil unidades chegaram a ficar sem energia por volta das 9h desta quinta (21). Conforme Simepar nuvem é formação que antecede tempestades. Câmera registram chegada de nuvem prateleira, em Foz do Iguaçu
Câmeras da torre da RPC em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, registram a chegada de uma nuvem ‘prateleira’ na cidade por volta das 9h desta quinta-feira (21). Assista ao vídeo acima.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Nas imagens, é possível ver a nuvem encobrindo rapidamente a cidade em diversos pontos. Conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) os ventos chegaram a mais de 90km/h em Foz do Iguaçu.
Houve destelhamentos de casas e também queda de árvores em diversos pontos da cidade. Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), 42 mil unidades chegaram a ficar sem energia devido ao temporal. As 11h45, eram 28 mil imóveis sem energia.
Nuvem prateleira
Nuvem prateleira é registrada em Foz do Iguaçu com ventos superiores aos 90km/h
Gilvana Giombelli/g1 PR
A nuvem prateleira registrada em Foz do Iguaçu também é conhecida como ‘shelf cloud’ e é uma formação que antecede tempestades, segundo Simepar.
Conforme o órgão, este formato de nuvem tem grande desenvolvimento vertical. A parte mais baixa ficando entre 500 e 1,5 mil metros de altura, enquanto a parte mais alta pode atingir até mais de 10 mil metros de altura, dependendo da intensidade.
A formação também tem por característica ventos mais intensos que outros tipos de formação, chuva forte e localizada e, de forma eventual, queda de granizo em pontos isolados.
Em março de 2023, outra nuvem do tipo prateleira também chamou a atenção dos moradores de Foz do Iguaçu. Relembre aqui.
Nuvem prateleira é registrada em Foz do Iguaçu com ventos superiores aos 90km/h
Reprodução