Programa ‘Emprega Jovem’ oferta 730 vagas destinadas a pessoas de baixa renda, com inscrições realizadas apenas presencialmente. Candidatos formam longa fila para conseguir vaga em cursos profissionalizantes em Maceió
Candidatos formaram uma longa fila na manhã desta terça-feira (14), na porta do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Maceió, em busca de vagas em cursos de qualificação profissional (assista acima).
O programa “Emprega Jovem”, iniciativa da prefeitura de Maceió em parceria com o Senai, está ofertando 730 vagas em 22 cursos, destinadas a pessoas de baixa renda, com inscrições realizadas apenas presencialmente.
Um vídeo gravado por uma pessoa que passava pela região mostrou o tamanho da fila, que começava na Rua Pedro Américo e seguia pela Avenida Comendador Leão. Alguns candidatos levaram até cadeira para aguardar no local.
Sandra é uma das pessoas que aguardavam ansiosas na fila. Em entrevista à TV Gazeta de Alagoas, ela contou que chegou ao local ainda na segunda-feira (13), um dia antes de as inscrições começarem.
“Cheguei umas 5h30. [A vaga] é para o meu filho, no curso de assistente administrativo”, disse. “Passo perrengue agora para no futuro, quando ele tiver o emprego dele, dizer: ‘Foi minha mãe que estava lá”.
Um curso profissionalizante é uma formação que prepara os alunos para exercer uma profissão específica, oferecendo conhecimentos e habilidades práticas, preparando os alunos para o mercado de trabalho.
“Essa procura enorme é justamente um reflexo da necessidade de haver uma empregabilidade qualificada”, afirma Clarisse Barreiros, gerente executiva de Educação do Senai.
Senai abre inscrições para diversos cursos técnicos com turmas em Maceió e em Arapiraca
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL