Vídeo mostra o momento em que o animal é retirado de um trailer com a ajuda de uma gaiola. Após o resgate, a capivara retornou ao seu habitat natural. Capivara é resgatada por bombeiros em Ji-Paraná e devolvida à natureza
Uma capivara foi resgatada nesta terça-feira (4) pelo Corpo de Bombeiros na zona urbana de Ji-Paraná (RO). O vídeo registrado e publicado pela equipe, mostra o momento em que o animal é retirado de um trailer com a ajuda de uma gaiola. (Veja acima).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o roedor estava perdido e assustado na área urbana da cidade. A equipe de resgate isolou o local para conter o animal e, com paciência e técnica, conseguiu colocá-lo na jaula.
Após o resgate, os militares soltaram a capivara em uma Área de Preservação Permanente (APP), próxima a uma lagoa onde vivem outros animais da espécie. A medida garante o retorno ao habitat natural e à sua comunidade, já que as capivaras vivem em bandos.
LEIA TAMBÉM:
Capivara late? Pescador grava som do animal e vídeo gera curiosidade na internet
Capivara é resgatada por bombeiros em Ji-Paraná e devolvida à natureza
Reprodução/redes sociais
Maior roedor do mundo
A capivara é o maior roedor vivo do mundo, chegando a pesar até 80 quilos, de acordo com o biólogo Flávio Terassini. Ela vive, geralmente, às margens de rios e lagoas, mas sua presença na zona urbana não é tão incomum.
Além disso, o animal é extremamente territorialista e anda em bandos, para aumentar a proteção contra predadores.
Quanto à reprodução, digamos que a capivara não seja monogâmica: o macho forma um harém e procria com mais de uma fêmea.
“Como todo roedor eles se multiplicam muito, né, então elas têm uma grande descendência ao longo de um ano”, aponta Terassini.