Caranguejo-uçá foi flagrado andando em corredor do coletivo. Logo depois, foi recolhido por um homem que estava no coletivo. Animal é comum em Vitória e entra em período de reprodução nesta semana. Caranguejo é flagrado pegando carona em ônibus de Vitória
Uma cena inusitada de um caranguejo-uçá pegando “carona” em um ônibus de Vitória, no início da noite de terça-feira (25), viralizou nas redes sociais. Nas imagens (veja vídeo acima), é possível ver o animal no corredor do coletivo andando entre as cadeiras. O caranguejo era um macho e é comum na capital, que possui o maior manguezal da América Latina.
Nesta sexta-feira (28), essa espécie de crustáceo entra em seu período de defeso e reprodução, também conhecido como “andada”, e vai até o próximo dia 5 de março. Nesse período, fica proibido a captura, o transporte e a comercialização desse animal em vários estados do litoral da Região Norte do país até o Sudeste, como Amapá, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e Espírito Santo.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
No vídeo feito pelo engenheiro mecânico Gustavo Steill, algumas pessoas percebem a presença do animal e também começam a gravar. Segundos depois, um homem de camisa amarela aparece e recolhe o caranguejo.
A publicação nas redes sociais tinha mais de 115 mil visualizações até a manhã desta quarta (26), e vários comentários. Os internautas brincaram dizendo que o animal “pegou carona” no coletivo ou que foi parar na panela de alguém.
“Com licença, esse busão vai para a fenda do biquíni?”, brincou um perfil fazendo referência ao desenho do Bob Esponja. Outros comentários foram: “Alguém garantiu o almoço”, “Mangue muito longe, vou de busão”.
Rolezinho de busão
Caranguejo foi visto em ônibus de Vitória, Espírito Santo
Reprodução/Redes sociais
O capixaba que fez a gravação mora em Vila Velha e trabalha na Serra, na Grande Vitória, e contou que estava voltando do trabalho no ônibus da linha 501 (Serra x Vila Velha), quando notou o caranguejo. A linha passa por um dos locais de mangue da cidade que fica próximo à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
“Era por volta das 18h30 e estávamos na Reta da Penha. Estava bem quente no ônibus e fui mudar de lugar. Quando sentei na parte de trás do ônibus biarticulado, comecei a mexer no celular e percebi que tinha alguma coisa se mexendo no ônibus, achei até que fosse um lixo. Foi quando eu vi o caranguejo. Foi muito rápido e eu já aproveitei o celular na mão e gravei para mostrar para a minha noiva”, comentou.
O engenheiro mecânico disse que não viu quando e como o animal entrou no coletivo, mas desconfia que alguém tenha entrado no ônibus com o caranguejo.
“Ainda bem que o ônibus estava vazio e o caranguejo não chegou perto de ninguém. Mas como eu desci primeiro do que ele, não consegui ver o desfecho da história. Pelo jeito que o homem pegou ele, parecia que já era dele”, disse.
Homem pegou caranguejo que andava no corredor de ônibus em Vitória, Espírito Santo
Reprodução/Redes sociais
Depois da aparição do animal, os passageiros começaram a rir e comentar entre si.
“Minha noiva que falou para postar o vídeo na internet porque estava muito engraçado. Eu vi que ali na hora as pessoas já gostaram, mas não imaginava que ia viralizar tanto. Até meus amigos falaram que eu deveria ter pego ele e levado para a minha mulher, porque ela ama comer caranguejo”, destacou.
Andada do caranguejo
Segundo o biólogo Saulo Ramos, o animal que aparece no vídeo é um caranguejo da espécie Ucides cordatus, conhecido como caranguejo-uçá. Ele é o tipo mais consumido comercialmente e pode ser encontrado nas áreas de mangue da Capital.
“O hábito dele depende do período. Comumente ele fica na lama se alimentando. No defeso, eles se enterram pra fazer a troca de casca. E aí, nesta época do ano, é mais difícil encontrar caranguejo no manguezal. E tem também o período da andada. Ele é um animal importante por comer matéria em decomposição do mangue, se alimenta de restos de folhas, animais, frutos… Eles fazem a ciclagem dos nutrientes. Geralmente, os que são mais capturados são os machos, que têm as pernas peludas e têm as garras maiores. Já as fêmeas em qualquer época do ano são protegidas por lei e são menores”, explicou o biólogo.
De acordo com a Prefeitura de Vitória, a espécie entra no terceiro período de andada entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março. Durante essa fase, machos e fêmeas deixam suas tocas nos manguezais para acasalar e liberar ovos, um momento essencial para a preservação da espécie e o equilíbrio do ecossistema.
Para garantir a reprodução, fica proibida a captura, o transporte, a comercialização e a manutenção do caranguejo-uçá em cativeiro. A restrição também se aplica a exemplares vindos de outros estados e à comercialização de partes isoladas do crustáceo, como quelas, pinças, garras e carne desfiada.
Ucides cordatus, conhecido popularmente como caranguejo-uçá
nrjmelvint / iNaturalist
A andada do caranguejo-uçá ocorre durante a fase reprodutiva da espécie, quando os animais emergem de suas tocas para o acasalamento e a liberação de ovos. Esse fenômeno natural é fundamental para a renovação da população do crustáceo e, consequentemente, para a sustentabilidade da pesca tradicional nos manguezais capixabas.
O calendário das andadas para o ano de 2025 foi definido com base em estudos da Rede de Monitoramento de Andadas Reprodutivas de Caranguejos (Remar) e validado em reunião com representantes da sociedade civil e da Comissão Tripartite Estadual, composta por órgãos ambientais dos três níveis de governo.
A prefeitura alertou que o descumprimento da proibição pode resultar em penalidades previstas na legislação ambiental vigente. Denúncias sobre a captura irregular do caranguejo podem ser feitas à Secretaria de Meio Ambiente ou aos órgãos de fiscalização ambiental.
Confira calendário das Andadas do Caranguejo-uçá – Espírito Santo (2025)
1º período: 31 de dezembro de 2024 a 5 de janeiro de 2025 (Lua Nova)
2º período: 30 de janeiro a 4 de fevereiro de 2025 (Lua Nova)
3º período: 28 de fevereiro a 5 de março de 2025 (Lua Nova)
4º período: 30 de março a 4 de abril de 2025 (Lua Nova)
5º período: 28 de abril a 3 de maio de 2025 (Lua Nova)
Caranguejos famosos
Caranguejo na pista faz avião arremeter no Aeroporto de Vitória
Não é a primeira vez que um caranguejo fica famoso. Em 2023, um animal na pista do Aeroporto de Vitória fez com que um avião arremetesse.
A ação é considerada um procedimento padrão de segurança, e o comandante chegou a alertar os passageiros.
“Boa noite, senhoras e senhores passageiros, é o comandante falando. Infelizmente, não foi possível o nosso pouso em Vitória. Acredite se quiser, a aeronave que pousou um pouco a nossa frente reportou uma quantidade absurda de caranguejos na pista [risos], acredite se quiser. Então daqui a 10 a 15 minutos receberemos autorização para prosseguir no pouso em Vitória. Peço desculpas pelo contratempo, mas motivo alheio à vontade de todos da tripulação. Espero contar com a sua compreensão”, afirmou o comandante.
O avião que precisou arremeter pousou em segurança cerca de 10 minutos depois da fala do comandante, segundo a concessionária que administra o aeroporto, a Zurich Airport Brasil.
De acordo com Marcelo Tavares, biólogo e professor do Departamento de Ciências Biológicas da Ufes, não é incomum que caranguejos apareçam na região, já que o aeroporto fica localizado em uma área de manguezal.
“Ali na região do aeroporto tem o mangue, né? Na verdade, o mangue está entre o aeroporto e a praia e uma parte dos copos de água ali entra dentro da área do aeroporto. Então ali é pra ter caranguejo também”, disse o biólogo.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo