14 de outubro de 2024

VÍDEO: dois suspeitos de roubarem caminhão são jogados por PM da janela do veículo, que tombou após perseguição em SP

Filmagem foi feita por testemunha na última terça (8) numa rua do Jardim Angela, Zona Sul da capital. Comissão de Segurança Pública da OAB-SP pediu explicações para a Polícia Militar sobre a conduta do agente. Corporação foi procurada pelo g1, mas não respondeu. PM joga no chão dois suspeitos presos por roubo de caminhão em SP
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um policial militar joga da janela de um caminhão até o chão dois suspeitos de roubarem o veículo, que aparece tombado nas imagens (veja acima).
A filmagem foi feita por uma testemunha na última terça-feira (8) na Rua Agamenon Pereira da Silva, no Jardim Angela, Zona Sul de São Paulo. Os dois homens, de 18 e 28 anos, foram presos em flagrante por suspeita de roubo de carga.
O caminhão estava carregado com cerveja e foi perseguido por cerca de 10 quilômetros de distância. Um dos bandidos que dirigia o veículo perdeu o controle e tombou com ele numa curva. O caminhão ainda bateu no muro de uma casa. Em seguida, viaturas e motos da PM o cercaram.
Policial militar joga suspeito de roubo de caminhão no chão
Reprodução/Redes sociais
A Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) teve acesso à gravação acima e informou ao g1 que, após analisar as imagens, iria pedir para a Polícia Militar (PM) explicações para saber por qual motivo o agente jogou os presos.
“Esses dois indivíduos do caminhão [foram jogados] do caminhão para baixo, numa altura aproximada de 2 metros”, disse o advogado Carlos Marera, membro da Comissão de Segurança da OAB, que é presidida pelo também advogado Alberto Zacharias Toron.
PM tira da janela do caminhão tombado um suspeito e o joga no chão
Reprodução/Redes sociais
A comissão quer saber se o PM que aparece jogando os suspeitos descumpriu o Procedimento Operacional Padrão (POP) da corporação na abordagem. E também se os presos se feriram após a queda.
Se ficar comprovado que o agente não seguiu a norma da Polícia Militar, ele poderá responder a processo administrativo na PM por transgressão disciplinar. Se algum dos suspeitos se machucou, o policial responderá criminalmente por lesão corporal.
Procurada para comentar o assunto, a Polícia Militar não respondeu o questionamento da reportagem se irá apurar a conduta do agente que joga os presos no chão.
Sobre a ação do policial militar, a corporação informou por meio de nota que “toda a ação policial foi registrada pelas câmeras corporais dos agentes.”
PMs prendem suspeitos de roubar e tombar caminhão
Na última terça, o SP1 mostrou ao vivo o caminhão tombado após as prisões dos dois suspeitos (veja vídeo acima). As imagens aéreas foram feitas pelo Globocop.
Os policiais que atenderam a ocorrência levaram o caso para ser registrado no 47º Distrito Policial (DP), no Capão Redondo. Segundo o registro que fizeram na Polícia Civil, eles receberam uma denúncia anônima de um roubo de caminhão com carga de bebida.
Os PMs informaram que uma quadrilha de assaltantes estava num carro quando interceptou o caminhão e renderam o motorista e dois ajudantes dele. Não há informação se os bandidos estavam armados e quantos criminosos participaram do roubo.
O bando manteve as três vítimas como reféns por duas horas até que elas fossem libertadas pelos próprios criminosos. Enquanto isso, dois dos ladrões entraram no caminhão e um deles foi dirigindo o veículo.
O caminhão foi perseguido pela Polícia Militar até o veículo roubado tombar e bater no muro de uma residência. Nenhum ocupante do imóvel se feriu.
Caminhão tombado no Jardim Angela
Reprodução/TV Globo
Caminhão tombado na Zona Sul de São Paulo
Reprodução/TV Globo
(*Colaboraram: Leonardo Pinheiro, Larissa Calderari, Abraão Cruz e Daniela Vasconcelos, da TV Globo.)

Mais Notícias