30 de setembro de 2024

VÍDEO: Em meio a estiagem severa, adutora da Sabesp se rompe e provoca enxurrada em avenida de São Bernardo

Companhia diz que já está realizando os reparos necessários na tubulação e irá se responsabilizar pela limpeza dos imóveis atingidos. Abastecimento de água na região deve ser impactado neste sábado (28). Rompimento de adutora da Sabesp provoca enxurrada em avenida de São Bernardo
O rompimento de uma tubulação de água da Sabesp provocou uma enxurrada na Avenida João Firmino, em São Bernardo do Campo, na madrugada deste sábado (28).
Vídeos registrados no local mostram água jorrando do asfalto e escorrendo por uma longa distância.
De acordo com a companhia, o vazamento já foi contido e os reparos necessários estão sendo realizados na adutora. Contudo, a situação pode afetar o abastecimento de água na região ao longo deste sábado.
A empresa afirmou que vai se responsabilizar pela limpeza dos imóveis atingidos e apurar eventuais danos materiais causados pela enxurrada.
“A Sabesp lamenta os transtornos e orienta aos moradores o consumo consciente de água”, disse em comunicado enviado à TV Globo.
Há uma semana, o rompimento de outra adutora da companhia inundou oito casas na região do Jardim Ângela, na Zona Sul da capital. Os imóveis tiveram que ser interditados pela Defesa Civil.
Segundo a Sabesp, o índice de perdas que a companhia tem no processo de distribuição de água para os municípios em que atua no estado de São Paulo é de 29,5%. A empresa afirma que investe cerca de R$ 1 bilhão por ano no combate a perdas, modernizando sua rede de medidores e inspecionando tubulações.
Estiagem severa
Gerido pela Sabesp, o sistema integrado responsável pelo abastecimento de água na Grande São Paulo opera, neste sábado, com 49,4% de sua capacidade — índice abaixo dos 52,1% registrados na mesma data em 2013, ano de seca que precedeu a crise hídrica da última década.
A companhia afirma que a situação é resultado da seca severa que atinge diversas partes do Brasil. Ela ressalta que não há desabastecimento no momento, mas reforça a necessidade do uso consciente da água em qualquer época do ano.
“Cenário é preocupante”, avalia especialista
Nota da Sabesp
“A Sabesp informa que trabalha no reparo de adutora que se rompeu nesta madrugada (28) em São Bernardo do Campo. O vazamento foi contido. O abastecimento na região pode ser afetado ao longo deste sábado. A Companhia vai fazer a limpeza de imóveis atingidos pela água e apurar eventuais danos materiais. A Sabesp lamenta os transtornos e orienta aos moradores o consumo consciente de água.”

Mais Notícias