26 de fevereiro de 2025

VÍDEO: Em trote, estudantes de veterinária beijam cabeça de porco decepada no interior de SP


Caso aconteceu na segunda-feira (24) em Araraquara (SP). Uniara informou que repudia o fato e os alunos serão identificados. Estudantes de veterinária fazem trote e beijam cabeça de porco decepada em Araraquara
Calouros do curso de medicina veterinária da Universidade de Araraquara (Uniara) beijaram uma cabeça de porco decepada durante um trote, na segunda-feira (24). As imagens foram publicadas na terça (25) em stories do Instagram da Atlética do curso. (veja o vídeo acima).
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
O coordenador do curso, Douglas Augusto Franciscato, informou em nota ao g1 que a universidade repudia o fato e não corrobora com a prática do trote. Segundo a Uniara, o fato é averiguado para identificação dos alunos envolvidos (confira a nota na íntegra abaixo).
Na terça, a Atlética da Medicina Veterinária da Uniara postou um comunicado no Instagram dizendo que repudia o ocorrido e que “não compactua com práticas que possam causar constrangimento, humilhação ou qualquer outra forma de desrespeito aos estudantes”. (veja abaixo o posicionamento).
O g1 questionou o motivo da publicação do vídeo no perfil da atlética, mas não teve retorno até a última atualização da reportagem.
Comissão da OAB repudiou e cobrou medidas
Estudantes de veterinária fazem trote com cabeça decepada de porco em Araraquara
Redes sociais
A Comissão de Proteção e Defesa Animal (CPDA) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Araraquara publicou ofício com nota de repúdio cobrando posicionamento e providências da universidade e coordenadoria do curso de veterinária.
“A conduta praticada pelos alunos – e futuros médicos veterinários – além de ser totalmente contrária à moral e ao respeito aos animais, é totalmente incompatível com a ética e os princípios que regem a Medicina Veterinária”, disse a CPDA.
Veja o posicionamento da Uniara
“Primeiramente gostaria de reafirmar que a Universidade de Araraquara -Uniara, bem como o Curso de Medicina Veterinária repudia e não corrobora com a prática do trote bem como com as cenas veiculadas em rede social onde os alunos utilizam uma cabeça de suíno durante tal evento. Tanto que tais atividades são proibidas nas dependências da Universidade, onde estes fatos ocorreram extra-muro. Os eventos ocorridos não eram de nosso conhecimento até o momento de sua publicação nas redes sociais, os quais veementemente repudiamos, tendo em vista não só o bem estar animal, mas também questões de respeito à vida e saúde animal e humana também. Onde tal situação oferece inclusive riscos sanitários e epidemiológicos. Os fatos já estão sendo averiguados para identificar os alunos envolvidos. Reitero aqui toda preocupação desta coordenadoria e dos docentes do curso durante as aulas em sempre reforçar questões voltadas ao bem estar animal, socioculturais, ambientais, sanitárias e de saúde animal e humana também, disse o coordenador.”
Veja a íntegra da nota da Atlética:
Nota da Atlética da medicina veterinária da Uniara em Araraquara
Reprodução/Instagram
LEIA TAMBÉM:
MAUS-TRATOS: Homem é preso após polícia encontrar cães e gatos sem comida e água em casa cheia de sujeira
MULTA: Dona de canil clandestino é condenada por maus-tratos e leva multa de mais de R$ 30 mil em Araraquara
REGIÃO: Polícia flagra animais em situação precária em área onde homem foi preso por maus-tratos há 11 dias
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Mais Notícias