Com a prática, os professores e os pais dos alunos notaram mudanças no comportamento dos adolescentes em sala de aula, onde se mostraram mais concentrados e participativos. Caixa de celulares é implantada em Escola Estadual João Belo de Oliveira
Escola Estadual João Belo de Oliveira/Divulgação
O uso dos aparelhos eletrônicos está cada vez mais comum e faz parte do dia a dia da maioria das pessoas, de diferentes idades. Mas uma escola em Carangola, na Zona da Mata mineira, adotou uma prática para evitar distrações dos estudantes durante as aulas.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Desde que retornaram das férias, em agosto, os alunos da Escola Estadual João Belo de Oliveira estão vivendo uma nova realidade e precisam deixar os aparelhos celulares em uma “caixa coletora” antes de entrar em sala de aula.
Escola em Carangola adota ‘caixinha de celulares’ para alunos ficarem desconectados
“Nós sempre tínhamos que fazer algumas advertências de pedir Ao aluno para parar de usar o celular, mas a partir do momento que a caixinha foi implantada nós não precisamos mais de estar sempre pedindo para o aluno deixar o celular no lugar certo, pois ele já chega em sala de aula, coloca no suporte e a partir daí a aprendizagem flui com muito mais excelência”, disse o professor Juciano Ricardo.
Com a prática, os professores e os pais dos alunos notaram mudanças no comportamento dos adolescentes em sala de aula, onde se mostraram mais concentrados nas atividades e participativos nas discussões.
“Nós procuramos trabalhar com eles a conscientização de usar o celular da maneira correta, no tempo correto e no local correto. Melhoramos a participação dos alunos nas aulas, tivemos a melhoria dos índices de frequência e de nota, diminuíram as ocorrências disciplinares”, completou o diretor da instituição, Renato Torres.
Professor Juciano Ricardo
Escola Estadual João Belo de Oliveira/Divulgação
As mudanças também são perceptíveis entre os próprios alunos. Segundo a estudante Carolayne Pacheco, os colegas de classe estão interagindo mais entre si.
“Eu tinha um certo medo de colocar na caixinha e na hora de pegar acontecer algo, e até de ficar longe do meu celular, mas com o tempo fui me acostumando e eu acho bem legal a ideia. Sinto que trouxe mais concentração e muitas vezes na hora dos intervalos muitos alunos deixam o celular lá e jogam baralho, jogos de tabuleiro, como forma de entretenimento e interação real”, contou a estudante.
Interação entre os estudantes melhorou após implantação de caixa de celulares
Escola Estadual João Belo de Oliveira/Divulgação
📲 Siga o g1 Zona da Mata no Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes