7 de fevereiro de 2025

VÍDEO: filhote de cuíca do tamanho de uma moeda de R$ 1 é resgatado pelos bombeiros em MG


Salvamento inusitado aconteceu no Bairro Marilândia, em Juiz de Fora. Segundo a corporação, a espécie é a menor já resgatada na cidade. Filhote de cuíca foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros em Juiz de Fora
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Um pequeno grande resgate. Assim foi o salvamento de um filhote de cuíca-de-três-listras, uma raridade da Mata Atlântica, realizado pelo Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora.
O resgate do animalzinho, de tamanho aproximado ao de uma moeda de R$ 1, aconteceu no Bairro Marilândia, na noite da quarta-feira (5), depois que uma pessoa viu o bichinho no chão e acionou a equipe pelo 193.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
O filhotinho estava debilitado, se movendo devagar, parecia perdido e corria o risco de não sobreviver, segundo a corporação.
Antes da chegada dos militares, o solicitante conseguiu colocar o animal em uma caixa. Inicialmente, acreditava-se que a cuíca fosse um esquilo.
Filhote de cuíca do tamanho de uma moeda é resgatado pelos bombeiros em Juiz de Fora
De lá, ele foi encaminhada pelos bombeiros a uma clínica veterinária particular, onde os profissionais identificaram a espécie. Pela manhã, a cuíca foi transferida ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).
Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, de mamífero, ela é a menor já resgatada na cidade:
“E não é por conta do seu tamanho que ele deve ser ignorado. Os bombeiros sabem que cada animal, desde o inseto até o maior predador, tem seu papel para manter aquele ambiente equilibrado. Além disso, cada representante da fauna tem seu papel na diversidade de animais e garantir que ele siga o ciclo da sua vida é preservar o futuro da espécie. Esperamos que ele cresça e que viva sua vida tranquilo no meio ambiente”, explicou a corporação.
Raridade da Mata Atlântica
Com tamanho que pode chegar a, no máximo, 10 centímetros, a cuíca-de-três-listras é uma das maiores raridades da Mata Atlântica. Da mesma família dos gambás, se diferencia pelas três faixas pretas no dorso marrom e a ausência de bolsa para carregar os filhotes, como outros marsupiais.
Cuíca foi salva e levado para o Cetas, em Juiz de Fora
Corpo de Bombeiros/Divulgação
O animal passa a maior parte do tempo debaixo da terra, saindo somente para caçar, principalmente no à noite. Destaca-se pela agilidade, deslocando-se com facilidade em túneis sob a vegetação e pequenas trilhas subterrâneas.
Restrita ao sudeste e sul do Brasil, a cuíca-de-três-listras pode ser encontrada em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Mais Notícias