27 de dezembro de 2024

VÍDEO: helicóptero resgata moradores sobre telhado de casa em Lajeado

Jornalista de GZH, do Grupo RBS, acompanhou ação do Corpo de Bombeiros em região submersa no Vale do Taquari. Até o momento, as chuvas no estado já deixaram 32 mortos e afetaram 67,8 mil pessoas. Moradores de Lajeado são resgatados de helicóptero em temporal no RS
Um helicóptero do Corpo de Bombeiros realizou o resgate de moradores em áreas submersas de Lajeado, no Vale do Taquari. O jornalista Jefferson Botega, de GZH, do Grupo RBS, acompanhou o trabalho, que resultou no salvamento de oito pessoas. As chuvas no estado já causaram 32 mortes, de acordo com dados da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e outros órgãos oficiais.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Além das mortes confirmadas, 60 pessoas seguem desaparecidas. 154 municípios registraram problemas, como inundações, deslizamentos de terra, queda de barreiras, além de falta de abastecimento e energia elétrica. As localidades mais atingidas no momento são as regiões Central, dos Vales, Serra e Metropolitana de Porto Alegre.
O helicóptero decolou do Parque do Imigrante às 10h30, próximo à BR-386, e alcançou duas casas em que pessoas pediam ajuda. Em um primeiro momento, o Corpo de Bombeiros fez um reconhecimento da área, que está praticamente submersa, e seguiram após chamados da população. O voo durou cerca de 20 minutos.
Momento em que o helicóptero sobrevoa Lajeado
Jefferson Botega/GZH
Em seguida, as imagens revelam o momento em que o helicóptero desce, em uma região que não estava alagada, para fazer o resgate de dois idosos. Botega revela que eles foram resgatados e encaminhados para o mesmo local de onde partiu a aeronave.
Idosa foi resgatada em região de Lajeado
Jefferson Botega/GZH
Ao se deslocar novamente, os bombeiros perceberam pessoas em cima de um telhado de uma residência, em uma região completamente alagada.
“Quando faz a curva, ele percebe que tem pessoas no telhado acenando e a casa balançando. Essa imagem foi assustadora. Estavam lá uma mulher e duas filhas, o marido, o sogro e um amigo deles, porque a casa do amigo já tinha sido levada”, revela o jornalista.
Família é resgatada no teto de casa em Lajeado
Jeferson Botega/GZH
O repórter fotográfico também afirma que a chuva e o vento eram muito fortes, portanto o helicóptero não pôde se aproximar muito da residência. Em um primeiro momento, nem todos foram resgatados. As crianças, a mãe e o sogro foram foram priorizados, pois o peso da aeronave não suportaria todos. Na sequência, os outros foram buscados.
Chuvas no RS
Chuvas no RS: entenda as causas de uma das piores tragédias climáticas no estado
O governador do Rio Grande do Sul classificou nesta quarta-feira (1º) o temporal como “o maior desastre do estado” e disse que não havia capacidade de resgatar todos. Eduardo Leite (PSDB) comparou a situação com as tragédias de 2023, em setembro e novembro, que vitimaram dezenas de pessoas no Vale do Taquari.
Em razão disso, Leite decretou estado de emergência no estado. A decisão trouxe o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta. Lula e a comitiva do governo federal desembarcaram na base aérea de Santa Maria, na Região Central, e realizou uma reunião com as autoridades.
Os meteorologistas afirmam que os temporais que ocorrem no Rio Grande do Sul são causados por, pelo menos, três fenômenos, agravados pelas mudanças climáticas: correntes intensa de vento, a um corredor de umidade vindo da Amazônia, aumentando a força da chuva, e a um bloqueio atmosférico, devido às ondas de calor. Há previsão de mais chuva para as próximas 24 horas.
Temporal no RS: Eduardo Leite e Lula se reúnem
Mauricio Tonetto/Secom
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias