25 de dezembro de 2024

VÍDEO: jacaré e sucuri travam briga por mais de 2 horas em rio do Pantanal de MT

Guia que fez o registro disse que trabalha diariamente nos rios do Pantanal, e que sempre é surpreendido durante os passeios. Segundo ele, o lugar é uma “caixinha de surpresa”. Registro foi feito no Parque Estadual Encontro das Águas
Registro foi feito no Parque Estadual Encontro das Águas
Um jacaré foi flagrado atacando uma sucuri em um rio no Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal mato-grossense. O registro foi feito no começo deste mês, pelo guia de turismo Branco Arruda (assista acima)
Branco explicou ao g1 que chegou no rio por volta das 15h20 e que, cerca de duas horas depois, a briga entre a serpente e o jacaré continuava.
“Quando encontramos eles [os animais] brigando, era por volta de 15h20. Fui embora às 17h30 e eles ainda estavam lutando. Não consegui ver o desfecho da briga”, relatou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
O guia contou que trabalha diariamente nos rios do Pantanal, e que sempre é surpreendido durante os passeios. Segundo ele, o lugar é uma “caixinha de surpresa”.
“Já peguei uma cena dessa há um tempo atrás. A gente acha que ja viu de tudo, só que mais na frente, podemos ver algo diferente. É sempre esperar, que a natureza mostra”, pontuou.
Animais ficaram brigando por cerca de duas horas
Branco Arruda
🐊Caçada
O biólogo especialista em serpentes, Henrique Abrahão Charles, disse que os jacarés são predadores das sucuris, e o contrário também acontece, quando o réptil é filhote, e que essa cena não é incomum.
“Eles [jacarés] ficam no território deles e, qualquer coisa que entra, eles podem atacar. Se no território não tiver presa, eles vão procurar em outro, e podem ficar esperando até dias para que alguma presa apareça”, explicou.
Ainda de acordo com Henrique, tanto o jacaré, quanto a sucuri, são animais difíceis de morrer e, por isso, a luta pode durar horas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Jacaré ataca sucuri
Branco Arruda
LEIA TAMBÉM
Jiboia arco-íris é vista atravessando estrada em MT; entenda por que ela é colorida
Conheça a onça que venceu jacaré durante caçada em rio do Pantanal de MT
O parque
O Parque Estadual ‘Encontro das Águas’ está localizado no encontro dos rios Cuiabá e Piquiri, na região de Porto Jofre, entre Poconé e Barão de Melgaço, municípios a 104 e 121 km de Cuiabá. A reserva tem 108 mil hectares e se pode ver a exuberância do Pantanal bem de perto.
Os visitantes observam o animal de longe durante passeios de barco em rios do Pantanal.
O melhor período para observar a onça é entre julho e final de setembro, período da seca. Nesses meses, as onças ficam mais próximas das margens dos rios em busca de água e caça, então, é mais fácil de deparar com o animal.

Mais Notícias