10 de janeiro de 2025

VÍDEO: Moradora registra nuvem funil ‘que precede tornado’ durante temporal no oeste do Paraná

Registro foi feito em Assis Chateaubriand, cidade que registrou ventos de mais de 60 km/h. Entenda fenômeno. Moradora registra nuvem funil durante temporal no oeste do Paraná
Nicole Magnoni, moradora de Assis Chateaubriand, registrou uma nuvem funil durante um temporal que atingiu a cidade e outros municípios da região oeste do Paraná. A gravação foi feita por volta das 19h da terça-feira (15). Assista ao vídeo acima.
Nas imagens é possível ver a formação acompanhada de fortes ventos e raios. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os ventos na cidade passaram dos 60km/h na terça (15).
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Meteorologistas do Simepar afirmaram que como a gravação esta distante do fenômeno que não é possível saber se a nuvem tocou o chão, mas que o registro é categorizado como “uma nuvem funil, que é a que precede um evento de tornado”.
“É o estágio inicial de formação de um tornado, mas somente virá a se caracterizar o fenômeno se vier a alcançar o solo e provocar ventos fortes. Elas tendem a ocorrer quando a atmosfera se encontra muito instável, e são formações mais comuns em células de tempestade”, explicou o meteorologista do Simepar, Samuel Braun, ao g1.
Moradora registra nuvem funil ‘que precede tornado’ durante temporal no oeste do Paraná
Nicole Magnoni
Leia também:
Investigação: Suspeitos de furtos em prédios de luxo monitoravam vítimas pelas redes sociais
Vídeo: Briga com faca entre jovens em ônibus de Curitiba deixa um ferido
Tragédia: Vídeo mostra momento em que Porsche atropela jovem de moto no Paraná
De acordo com Braun, a nuvem recebe este nome justamente pela “aparência de um funil” que se forma a partir da base de nuvens mais pesadas, como as do tipo Cumulonimbus ou Cumulus, sendo formada por uma coluna de ar que está girando.
O meteorologista afirmou que a formação ocorre com certa frequência no estado, principalmente nesta época, entre a primavera e o verão.
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.

Mais Notícias