13 de outubro de 2024

Vídeo: moradores se desesperam ao tentar socorrer homem queimado em incêndio em fábrica de Sertãozinho, SP

Fogo em indústria química e fumaça tóxica deixaram feridos em estado grave na tarde de sexta-feira (11) e obrigaram evacuação em parte da Vila Industrial. Causas das chamas ainda são desconhecidas. Moradores tentam socorrer homem queimado em incêndio em fábrica de Sertãozinho, SP
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o desespero de moradores em Sertãozinho (SP) tentando ajudar um homem que sofreu queimaduras durante o incêndio de grandes proporções em uma fábrica de produtos químicos.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
O fogo se alastrou pela empresa na tarde de sexta-feira (11) no bairro Vila Industrial. Segundo a prefeitura, 30 pessoas precisaram de atendimento médico. Duas vítimas continuam internadas em estado grave neste sábado (12).
As imagens mostram moradores tentando socorrer um homem ferido na calçada, próximo ao caminhão carregado com produtos químicos e onde o fogo teria começado, segundo o Corpo de Bombeiros. No entanto, o barulho de pequenas explosões assustou o grupo.
“Nossa Senhora, olha o cara queimado ali no chão. Vai explodir os galões lá”, diz um morador. “Volta, volta. Pega ele, véio (sic). Tem que tirar ele. Ajuda lá, mano”, afirma.
Moradores tentam ajudar homem ferido em incêndio em fábrica de produtos químicos em Sertãozinho, SP
Redes Sociais
A Secretaria de Saúde de Sertãozinho informou que 30 pessoas foram atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade na sexta-feira, sendo que 11 sofreram queimaduras ou inalaram a fumaça tóxica liberada.
Entre as vítimas estão quatro irmãos com idades de 2 a 10 anos e a mãe deles. De acordo com a Prefeitura, a residência da família foi afetada pelo incêndio. Todos já tiveram alta.
Quatro adultos que sofreram queimaduras foram internados na unidade de emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE) em Ribeirão Preto (SP), sendo que dois seguem em estado grave neste sábado.
Moradores relataram que ouviram o barulho de uma explosão. A dona de casa Silmara Santos se preparava para almoçar com a família, por volta de 13h30, quando tudo aconteceu.
“Eu estava no fundo [da casa], a gente estava tudo sentado pra almoçar. De repente escutei um estrondo, achei que fosse trovão. Aí, os vidros do fundo da minha casa começaram a tremer, a gente saiu tudo correndo pra fora. No que eu olhei pra baixo, só vi explosão, explodindo tudo, caminhão explodindo. Foi uma [explosão] atrás da outra, foi muito feio”, disse.
Empresa de produtos químicos explode em Sertãozinho, SP
Arquivo pessoal
Apoio
Cerca de 80 moradores que vivem próximo à fábrica tiveram de evacuar as casas e foram encaminhados para um hotel custeado pela empresa. Neste sábado, 38 permanecem fora dos imóveis devido aos trabalhos de rescaldo e limpeza.
A Prefeitura de Sertãozinho informou que a empresa Innove Química está regularizada e com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) em vigência.
Ainda segundo a prefeitura, o bairro Vila Industrial é misto, ou seja, tem indústrias instaladas e residências.
Em nota, a Innove Química informou que as causas do acidente estão sendo apuradas por toda a equipe técnica da empresa e que está prestando todo suporte às vítimas diretas e indiretas.
Caminhão com produto químico pegou fogo e as chamas atingiram empresa em Sertãozinho, SP
Cacá Trovó/EPTV
De acordo com o advogado da empresa, neste sábado, a Prefeitura e a Polícia Civil fizeram uma vistoria nas casas abaladas, sendo que seis imóveis foram interditados — três na Rua José Venâncio e outros três na Rua Atílio Magon.
Uma sétima casa foi parcialmente interditada na esquina da Rua Atílio Magon para reparos no telhado. Ela deve ser liberada na terça-feira (15).
A empresa informou que 20 pessoas poderão escolher entre serem alojadas em casas alugadas ou ficarem hospedadas em hotel.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Mais Notícias