16 de outubro de 2024

Vídeo mostra explosão antes de incêndio atingir fábrica de produtos químicos no interior de SP

Fogo deixou feridos em estado grave e obrigou moradores a deixarem as casas, na sexta-feira (11). Novas imagens podem ajudar polícia a esclarecer circunstâncias do caso. Vídeo mostra momento em que caminhão com produtos químicos explode em Sertãozinho
Um vídeo de câmera de segurança obtido pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostra a explosão que antecedeu o incêndio de grandes proporções em uma fábrica de produtores químicos em Sertãozinho (SP) na sexta-feira (11). Assista acima.
Nas imagens, é possível ver funcionários da empresa correndo e, em seguida, a explosão perto de um caminhão estacionado. Logo depois, o fogo começa.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca e compartilhe esta notícia
Imagens mostram explosão antes de incêndio atingir fábrica de produtos químicos em Sertãozinho
Reprodução/Câmera de segurança
A Polícia Civil ainda investiga se a explosão foi ou não no veículo, e as imagens podem ajudar na apuração. Em nota, no entanto, a Innove Química informou que, por volta das 12h, ocorreu um princípio de incêndio no caminhão, que é de uma empresa terceirizada.
No momento, funcionários faziam o manejo e o transbordo de produtos usados na linha de produção da indústria. Segundo a empresa, apesar de cumpridos todos os procedimentos técnicos de segurança, houve uma onda de choque e explosões múltiplas nos insumos.
Em depoimento à polícia, o motorista do caminhão alegou que recebeu ordem da empresa para fazer o descarregamento dos produtos na rua.
“O descarregamento do produto químico deveria ter sido feito, a princípio, dentro da empresa. Ele acabou sendo feito na via pública, na rua defronte à empresa. Isso vai ser importante para a gente apurar se houve imprudência nesse sentido por parte de quem deu essa ordem”, explica o delegado Plaucio Fernandes.
Também em nota, a defesa da empresa negou que tenha dado essa ordem e ressaltou que uma empilhadeira transportava os produtos até a parte interna da fábrica.
Feridos e desalojados
Até esta segunda-feira (14), três pacientes feridos continuavam internados na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE) em Ribeirão Preto (SP). Dois deles estavam no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e um, na unidade de queimados.
Moradores de ao menos seis casas no bairro Vila Industrial estão com suas casas interditadas pelas autoridades por causa de danos causados pelo incêndio. O fogo se alastrou pelos imóveis vizinhos na sexta-feira (11) e comprometeu as estruturas.
A Innove informou que vai reformar as residências. Até que o trabalho seja concluído, os moradores serão alojados em casas alugadas pela empresa ou em hotéis.
O g1 mostra, abaixo, o que mais se sabe sobre o incêndio.
Imagem feita por drone na área da empresa de produtos químicos atingida por incêndio em Sertãozinho, SP
Cacá Trovó/EPTV
Onde aconteceu o incêndio
O incêndio de grandes proporções começou na sexta-feira (11), por volta das 13h30, na Rua José Venâncio, no bairro Vila Industrial.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender a ocorrência na Innove Química, empresa de segmento de produtos químicos voltados ao agronegócio e que está no mercado há 12 anos.
A Prefeitura de Sertãozinho informou que a empresa está regularizada e com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) em vigência.
Seis casas são interditadas após incêndio em fábrica de químicos em Sertãozinho, SP
Como o fogo começou
Em nota, a Innove Química informou que, por volta das 12h, ocorreu um princípio de incêndio em um caminhão de uma empresa terceirizada. No momento, funcionários faziam o manejo e o transbordo de produtos usados na linha de produção da indústria. As causas do fogo ainda são desconhecidas.
Segundo a empresa, apesar de cumpridos todos os procedimentos técnicos de segurança, houve uma onda de choque e explosões múltiplas nos insumos. O fogo atingiu o caminhão, a fábrica e imóveis vizinhos.
Moradores relataram o barulho das explosões. A dona de casa Silmara Santos se preparava para almoçar com a família quando tudo aconteceu.
“Eu estava no fundo [da casa], a gente estava tudo sentado pra almoçar. De repente escutei um estrondo, achei que fosse trovão. Aí, os vidros do fundo da minha casa começaram a tremer, a gente saiu tudo correndo pra fora. No que eu olhei pra baixo, só vi explosão, explodindo tudo, caminhão explodindo. Foi uma [explosão] atrás da outra, foi muito feio”, disse.
Casa vizinha à empresa de produtos químicos que sofreu incêndio em Sertãozinho, SP
Cacá Trovó/EPTV
Uma densa fumaça preta se formou e liberou um gás tóxico, o que levou as autoridades a evacuar as casas em um raio de seis ruas ao redor da fábrica.
“Eu pensei que estava acabando o mundo porque minha casa entrou um topete de fumaça. Saiu de lá [empresa] e entrou tudo aqui dentro. Eu estava sozinha e Deus. Eu saí correndo e tinha uma multidão na rua. Eu fui ao trabalho do meu esposo. Fiquei muito preocupada com os vizinhos. A hora que eu voltei, só vi tudo preto”, diz Maria Dalva Jardim Coelho.
Como foi o atendimento aos feridos
Imagens que circulam nas redes sociais mostram um homem com o corpo completamente queimado sendo socorrido por moradores do bairro. Outro vídeo compartilhado mostra pessoas tentando ajudar um ferido enquanto as explosões continuam perto dele (assista abaixo).
Moradores tentam socorrer homem ferido em incêndio de fábrica em Sertãozinho, SP
A técnica de enfermagem Ana Paula Machado, que mora na região, ajudou nos primeiros socorros a uma das vítimas.
“Quando teve a explosão, a gente saiu correndo e o senhor parou na frente de casa e estava sem roupa, bem machucado. Tentei preservar a imagem dele, mas a pele estava saindo do corpo. Ele inalou bastante fumaça e era nítido ver o cheiro de soda. Eu vi duas pessoas queimadas, mas tinha mais gente. Quando saíram correndo, tinha bastante gente tentando arrancar a roupa e tentando proteger o rosto”, diz.
Restos de roupas queimadas usadas pelas vítimas foram deixados no meio da rua.
De acordo com a Prefeitura de Sertãozinho, ao menos 30 pessoas, 11 delas com queimaduras, foram atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Quatro irmãos com idades de 2 a 10 anos e a mãe deles ficaram feridos.
Quatro adultos e duas crianças precisaram ser transferidas para a Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas em Ribeirão Preto. Em nota, a instituição informou que o atendimento mobilizou cirurgiões, emergencistas, pediatras e plásticos.
Roupas queimadas de funcionário vítima de incêndio em fábrica de produtos químicos em Sertãozinho, SP
Cacá Trovó/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Mais Notícias