A delegada plantonista Carmem Miranda, que atendeu o caso, informou que como a pena é branda, não superior a 2 anos, o agressor foi liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Moradores registram maus-tratos em Santarém
Divulgação
A Companhia Independente de Policiamento Ambiental de Santarém (1ª CIPAmb) foi acionada para resgatar um cavalo vítima de maus-tratos praticados por um homem. O caso aconteceu na tarde deste sábado (8), na rua Violeta, bairro Jardim Santarém, e foi registrado por populares que presenciaram a violência.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
As cenas de crueldade, gravadas pelos moradores, mostram o cavalo sendo forçado a puxar uma carroça com excesso de peso, sem conseguir se mover devido à carga.
Nas imagens divulgadas nas redes sociais, é possível ver ainda o responsável pelo animal usando uma barra de madeira para cometer as agressões, na tentativa de fazê-lo obedecer. Apesar de mostrar sofrimento, o homem continua batendo com violência nos lombos do cavalo.
Diante da brutalidade, algumas pessoas que estavam no local tentaram impedir as agressões e ameaçaram chamar a polícia. Com medo da revolta dos moradores e das possíveis consequências, o suspeito fugiu, abandonando o cavalo e a carroça.
Com a ajuda dos moradores, a carroça com a carga foi retirada de cima do cavalo que recebeu água, segundo informações repassadas pela CIPAmb.
Homem é flagrado por moradores agredindo com um pedaço de madeira um cavalo
Após uma rápida diligência, o homem flagrado nas imagens foi localizado e levado para a 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.
A delegada plantonista Carmem Miranda, que atendeu o caso, informou que como a pena é branda, não superior a 2 anos, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e em seguida o agressor foi liberado.
Nota da OAB
Em nota a OAB se manifestou e declarou repúdio ao vídeo chocante que circula nas redes sociais, mostrando um animal sendo agredido enquanto puxava uma carroça. Esses atos de crueldade são inaceitáveis e configuram grave violação dos direitos dos animais, além de crime perante a lei. Exigimos uma investigação rigorosa e a punição exemplar dos responsáveis por essa atrocidade. É imperativo que a sociedade se una na defesa dos animais e promova a conscientização sobre a importância de respeitar todas as formas de vida.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região