28 de setembro de 2024

Vídeo mostra perseguição aérea antes de avião clandestino ser abatido pela FAB ao entrar no Brasil

Aeronave fez um pouso forçado nas proximidades de Humaitá, interior do Amazonas. Vídeo mostra momento que avião sem matrícula é interceptado pela FAB no AM
Um vídeo registra a interceptação de um avião de pequeno porte clandestino pela Força Aérea Brasileira (FAB) na quinta-feira (26). A aeronave, um Cessna 2010 sem matrícula, invadiu o espaço aéreo brasileiro próximo à fronteira com o Peru. Após a ação dos militares, outro vídeo mostra o avião pegando fogo na rodovia BR-319, no interior do Amazonas.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Segundo a FAB, a movimentação da aeronave foi detectada pelo radar do Sistema de Defesa Aérea Brasileiro (SISDABRA), que acionou o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).
A FAB informou que a defesa aérea ordenou uma mudança de rota para a aeronave, que não possuía plano de voo. No entanto, os ocupantes ignoraram a ordem.
VÍDEO: Avião de pequeno porte pega fogo na BR-319, no AM
Ainda conforme a FAB, antes de serem notificados sobre a possibilidade de abatimento, os criminosos realizaram um pouso forçado próximo ao município de Humaitá. Em solo, os suspeitos atearam fogo na aeronave e fugiram do local.
Ainda de acordo com o órgão, as ações integram a Operação Ostium, parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de reprimir atividades criminosas na fronteira, em cooperação com a FAB e Órgãos de Segurança Pública (OSP).
Avião que pegou fogo na BR-319 é interceptado pela FAB
Divulgação

Mais Notícias