7 de fevereiro de 2025

Vídeo mostra quando mãe que abandonou bebê com cordão umbilical em calçada caminha com criança no colo, diz polícia


Bebê foi encontrado enrolado em um cobertor, no chão e ao lado de um pacote de fraldas. À polícia, a mãe da criança confessou já ter abandonado outros dois bebês. Vídeo mostra quando mãe que abandonou bebê em calçada caminha com criança no colo
Um vídeo divulgado pela Polícia Civil mostra o momento em que a mãe suspeita de abandonar um bebê com cordão em umbilical em uma calçada caminhou com a criança no colo, em Rio Verde, no sudoeste goiano (assista acima). Nas imagens obtidas pela TV Anhanguera, é possível ver quando a mulher andou para fora de casa com o filho.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O bebê foi encontrado na manhã do dia 1º de fevereiro, na porta de uma residência que fica no bairro Medeiros, após uma moradora sair de casa. A Polícia Militar relatou que o menino estava enrolado em um cobertor, no chão e ao lado de um pacote de fraldas.
“Ela confessou a autoria e alega que não tinha condições de criar a criança. O pai também não, então ela resolveu abandoná-la”, explicou o delegado.
Como a mulher não estava mais em flagrante, ela foi ouvida pela polícia e liberada. No entanto, segundo os policiais, deve responder pelo crime de abandono de incapaz. O g1 não conseguiu localizar ela ou a defesa dela para um posicionamento sobre o caso até a última atualização desta reportagem.
Momento em que mãe que abandonou bebê com cordão umbilical em calçada caminha com criança no colo, em Rio Verde, Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Bebê achado com cordão umbilical
A mulher investigada por abandonar o bebê admitiu que fez o parto do menino sozinha no dia 31 de janeiro, um dia antes de deixá-lo em uma calçada. Quem acolheu o bebê foi a técnica em enfermagem Fernanda Novaes. Em entrevista à TV Anhanguera, ela detalhou como o recém-nascido estava:
“[Estava] bem no meu portão, quase na entrada da minha garagem. Estava embrulhado em uma manta, só que, devido ao movimento, ele desembrulhou e estava muito frio. Aí eu enrolei ele e levei para dentro e, de imediato, ligamos para as autoridades”, declarou.
Segundo informações de uma nota enviada pela Prefeitura de Rio Verde, após encontrar o menino, a mulher acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que encaminhou o recém-nascido para o Hospital Materno Infantil. Lá, ele passou por avaliação médica, que mostrou que seu estado de saúde era estável.
À TV Anhanguera, o delegado Carlos Roberto Batista informou nesta quarta-feira (5) que o bebê está bem e está na maternidade sendo submetido a cuidados naturais.
Abandono de outros dois bebês
A Polícia Civil informou que a mulher já havia abandonado outras duas crianças, uma em 2020 e outra em 2023. No primeiro caso, um recém-nascido foi deixado em via pública e resgatado, mas a identidade da mãe nunca foi descoberta. Já em 2023, a Polícia Militar encontrou o bebê dentro de um guarda-roupas da casa da investigada logo após o parto, após vizinhos ouvirem gritos e acionarem as autoridades.
O delegado Carlos Alberto Batista contou que o bebê abandonado em 2020 foi adotado e que o caso corre em segredo de Justiça. Além disso, revelou que o de 2023 é cuidado por uma pessoa da família da mãe dos bebês.
A polícia explicou que o DNA da mulher investigada foi coletado para a realização dos confrontos genéticos com as crianças encontradas em 2020, 2023 e no dia 1º de fevereiro de 2025. As investigações continuam para apurar as três situações citadas.
Ainda de acordo com o delegado, em relação ao caso de 2020, a mulher pode responder pelo crime de tentativa de homicídio, além do de abandono de incapaz.
“No caso de 2020 já existe inquérito em andamento, mas a gente não tinha a autoria ainda. Lá tem a possibilidade da tentativa de homicídio”, disse Carlos Alberto.
À polícia, a mulher alegou que os pais das crianças sabiam das gestações, mas não tinham conhecimento que os bebês tinham sido abandonados.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias