20 de setembro de 2024

Vídeo mostra quando moradores pedem ajuda durante incêndio que fez casal pular de apartamento com bebê

Vídeo mostra quando moradores pedem ajuda durante incêndio que fez casal pular de janela
Um incêndio em um apartamento do sétimo andar de um prédio desesperou os moradores da torre, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Um vídeo mostra o momento em que pessoas foram flagradas nas sacadas pedindo ajuda (assista acima). O casal Luiz Evaldo Lima e Graciane Rosa de Oliveira morreu ao pular do prédio com o filho bebê, de 23 dias, Léo Oliveira de Lima.
“Eles estão pedindo ajuda, misericódia”, disse uma moradora que filmou a cena.
“E as pessoas estão na varanda aguardando o resgate, tá complicado”, disse outro morador.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O incêndio que causou a morte do casal aconteceu no sétimo andar do Bloco E do residencial Parque das Árvores, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do DF, na terça-feira (27). Além do casal, o filho deles, de 23 dias de vida, também morreu com a queda. Além do casal e do bebê, outras duas pessoas estavam no apartamento que pegou fogo. Ambas foram resgatadas com vida.
O vídeo que mostra as pessoas na sacada foi gravado por moradores de outros blocos, que ficam abalados ao ver os vizinhos pedindo ajuda. Segundo o Corpo de Bombeiros, ao todo, o incêndio deixou 12 feridos. O g1 não conseguiu o estado de saúde atualizado dessas pessoas até a última atualização da reportagem. Após o incêndio, o Bloco E do prédio foi totalmente evacuado.
Moradores em sacada de apartamento pedem ajuda durante incêndio em prédio, em Valparaíso de Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Incêndio em apartamento
De acordo com o síndico do condomínio, Anderson Oliveira, uma das pessoas resgatadas do apartamento que pegou fogo era a mãe de Graciane Rosa. O síndico informou que acredita que a segunda pessoa seja um profissional de impermeabilização de sofá, que entrou condomínio dizendo que ia ao apartamento da família.
Um dos vizinhos das vítimas, Felipe Ferreira, descreveu o momento em que a situação começou e o desespero dos moradores. Segundo ele, por volta das 10h30, sentiu o prédio tremer. Nesse momento, começou a ouvir diversos gritos de pessoas que estavam no local. “Começou uma gritaria na parte de fora do condomínio, solicitando que todo mundo saísse”, disse.
À TV Anhanguera, Felipe Ferreira, que mora no bloco ao lado, afirmou que, ao descer para o pátio do condomínio, viu quando o casal pulou da janela com o bebê. Outra testemunha disse à TV Anhanguera que estava passando perto do prédio quando ouviu um barulho. “Eu ouvi um estrondo muito forte, pareceu que era uma batida de carro, um contêiner caindo”, relatou ele à TV Anhanguera.
“As pessoas começaram a gritar, as pessoas que moram aqui no condomínio. Eu vim para cá correndo, com o objetivo de ajudar alguém, de dar algum apoio, aí comecei a ver as chamas se alastrando de forma muito rápida, com muita violência”, completou.
Investigação
Segundo o major Maurílio Correa Cesar, a possibilidade de risco estrutural deve ser investigada. A corporação afirmou que não há previsão para o retorno dos moradores. A Secretaria Municipal de Assistência Social de Valparaíso de Goiás informou, em nota, que “o Bloco E do edifício passará por vistoria com o objetivo de garantir a segurança dos residentes.” A nota também mencionou que “peritos trabalharão nos próximos dias para determinar se a estrutura do local foi comprometida pelo fogo.”

Mais Notícias