22 de janeiro de 2025

Vídeo mostra ‘sexo’ entre caranguejos em reserva ambiental de Fernando de Noronha: ‘Pensei que era uma briga’, diz monitora


Animais pertencem a espécie ameaçada de extinção, segundo o ICMBio. Imagens foram feitas na Baía dos Porcos, que faz parte do Parque Nacional Marinho da ilha. Cópula de caranguejos é flagrada em Fernando de Noronha
O amor reina no mundo animal. Enquanto conduzia os visitantes que se encantavam com as belezas de Fernando de Noronha, a monitora Cláudia Cavalcanti flagrou um casal de caranguejos da espécie Johngarthia lagostoma fazendo “sexo” no Parque Nacional Marinho (veja vídeo acima).
Também conhecido como “caranguejo-amarelo”, o animal está na lista de espécies ameaçadas de extinção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
A cópula — termo mais usado para se referir às relações sexuais entre animais — foi registrada na manhã do dia 13 de janeiro, às 7h54, na Baía dos Porcos, que faz parte da reserva ecológica. Ao g1, Cláudia contou que pensou inicialmente que os crustáceos estavam brigando.
“Quando eu vi a cena, eles rolando a ladeira até onde ficaram eu pensei que era uma briga. Quando pararam, percebi que era um macho e uma fêmea. O macho estava por baixo e a fêmea em cima, ela fica balançando o macho. Eu nunca tinha presenciado, amei, me senti privilegiada”, contou Cláudia.
Segundo a professora Andrea Santa Rosa Freire, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a cena surpreende porque os caranguejos costumam copular à noite.
“Incrível, esse evento é difícil de ser visto pelas pessoas, em geral os caranguejos não se expõem durante o dia”, disse a especialista, acrescentando que apenas 25% das relações entre esses animais acontecem de madrugada, de manhã ou à tarde.
A professora afirmou, ainda, que o período de cópula da espécie vai de dezembro a maio.
“O macho está por baixo, a fêmea está por cima, com os olhos para fora. Ela está atenta a tudo que acontece e o macho está com os olhos retraídos, concentrado em segurar a fêmea e passar o espermatozoide”, relatou a especialista ao analisar as imagens.
O caranguejo-amarelo só pode ser encontrado em ilha oceânicas como Fernando de Noronha, Atol das Rocas e Trindade. A captura e o consumo de animais dessa espécie são proibidos por lei.
Cópula foi registrada na Baía dos Porcos
Cláudia Cavalcanti/Acervo pessoal
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Mais Notícias