Avião de pequeno porte caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste, e atingiu um ônibus da viação Santa Brígida cheio de passageiros, além de um ponto de ônibus. Dois corpos foram encontrados carbonizados dentro do avião. Motorista de ônibus atingido por queda de avião: “Só sei que salvei todo mundo”
Desesperado com a queda do avião que caiu em cima do ônibus que diria na Avenida Marquês de São Vicente, o motorista da viação Santa Brígida caiu no choro ao tentar explicar o ocorrido na manhã desta sexta-feira (7) na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo.
Abordado por uma mulher que estava no ponto de ônibus no momento da queda, o motorista chorou e não conseguiu explicar o ocorrido. Em prantos, ele apenas afirmou: “Não sei o que aconteceu, só sei que salvei todo mundo” (veja vídeo acima).
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Um outro passageiro de nome Rafael Mendes da Silva, que também estava dentro do veículo, contou em detalhes o ocorrido por volta das 07h18 da manhã, quando ocorreu a queda do avião que matou ao menos duas pessoas.
“Nós estávamos no ônibus normal, daqui a pouco escutamos um baque. O motorista tentou frear e nada. Daqui a pouco começou a pegar fogo. Nós ‘olhou’ pra trás e viu o avião batendo nos vidros e estourando tudo. O motorista entrou em desespero. Nós tentamos abrir as portas e não conseguiu. As portas travou”, disse ele.
Ônibus da viação Santa Brígida atingido por aeronave que caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de SP.
Reprodução/TV Globo
“Começamos a quebrar os vidros, desesperados, um ajudando o outro. Uma mulher ficou desmaiada lá dentro. Nós arrancamos a porta do ônibus para ajudar ela… Nós pulamos e deitamos no chão pra não pegar em ninguém e foi explodindo o ônibus. Começou explodir do nada”, completou Rafael.
Apesar de assustado, Rafael afirmou que machucou a perna mas estava bem.
Flagrante do acidente
Vídeo mostra momento em que aeronave cai na Zona Oeste de SP
Vídeo obtido pela TV Globo mostra o momento da explosão do avião de pequeno porte que caiu na avenida Marquês de São Vicente, na Zona Oeste de São Paulo.
A imagem mostra que a via seguia o fluxo normal de uma manhã comercial de sexta-feira (7), quando as 07h18 uma explosão é vista na parte de cima do vídeo (veja acima).
A aeronave caiu no meio da avenida, atingindo um ônibus da viação Santa Brígida.
Aeronave caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de SP
Reprodução/TV Globo
Ao menos duas pessoas morreram: o piloto e um passageiro. A aeronave tinha capacidade para oito pessoas, mas não há informação de outras vítimas.
Segundo os bombeiros, o motorista do ônibus atingido foi atendido no local e outras duas pessoas: uma passageira do ônibus, que bateu a cabeça no impacto, e um motociclista que passava pelo local e foi atingido por uma peça do avião.
A queda do avião
Avião cai e atinge ônibus na Zona Oeste de SP
O avião de pequeno porte caiu por volta das 7h20 desta sexta-feira (7) em uma avenida na Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo. Há ao menos dois mortos e dois feridos.
A queda aconteceu na Avenida Marquês de São Vicente, na altura do número 1.874, que está interditada.
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram encontrados dois corpos carbonizados dentro da aeronave. Um motociclista que passava pela via ficou ferido ao ser atingido por destroços do avião. O motorista do ônibus, que foi atingido na queda do avião, também ficou ferido. Não há informações sobre o estado de saúde deles.
Explosão na hora do acidente
Um barulho de explosão foi ouvido no momento do acidente, e uma grande nuvem de fumaça preta pôde ser vista à distância.
Na queda, a aeronave atingiu um ônibus, que ficou em chamas. (Veja vídeo abaixo.)
Ônibus atingido por aeronave pega fogo na Av. Marquês de São Vicente, em SP
De acordo com a SPTrans, o prefixo do ônibus é 732, da viação Santa Brígida.
O modelo do avião é um King Air F90, que tem capacidade para oito passageiros. Os bombeiros informaram que não têm informações ainda sobre a quantidade de pessoas que estavam na aeronave.
Segundo apuração da TV Globo, a aeronave saiu do Campo de Marte por volta das 7h15 e tinha como destino a cidade Porto Alegre.
O avião tentou fazer um pouso de emergência na pista da avenida, mas não conseguiu e acabou caindo.
A polícia vai investigar as causas e eventuais responsabilidades pela queda da aeronave. A Aeronáutica também vai apurar as causas do acidente.
Sete viaturas dos Bombeiros foram para o local.
Avião cai e atinge um ônibus na região da Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, Zona Oeste de SP.
Reprodução/TV Globo
Local de queda de avião na Avenida Marques de São Vicente, Zona Oeste de São Paulo.
Reprodução/Redes Sociais
Esta reportagem está em atualização.