Salto com a imagem de Santo Antônio aconteceu no último domingo (9), em Caraguatatuba (SP), durante as comemorações em homenagem ao padroeiro da cidade. Padre do Litoral Norte de SP salta de paraglider em comemoração ao Dia de Santo Antônio
Considerado um dos santos mais populares entre os brasileiros, Santo Antônio é celebrado de diversas maneiras no país nesta época do ano. A data oficial do ‘Santo Casamenteiro’, como também é conhecido, é esta quinta-feira, dia 13 de junho.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, uma dessas celebrações tem chamado a atenção pela peculiaridade: o reitor do Santuário de Santo Antônio, padroeiro da cidade, saltou de paraglider com uma imagem do santo no último domingo (9).
O voo ao ar livre (a modalidade é parecida com o paraquedismo) aconteceu após as tradicionais caminhada penitencial ao Morro Santo Antônio e missa campal, que reuniram cerca de 700 fiéis.
Estátua do Padroeiro de Caraguatatuba no Morro de Santo Antônio
João Motta/TV Vanguarda
Ao fim do trajeto, que começou na Igreja Matriz de Caraguatatuba e levou cerca de duas horas, o reitor Julian Quintero Celis saltou de paraglider junto com uma imagem de Santo Antônio.
“Foi muito bonito. Foi ótimo pelo tamanho do desafio. Quando terminei recebi mensagens de muitas pessoas pela coragem. Agora me sinto realizado, porque foi uma transformação”, afirmou o padre em entrevista ao g1.
Padre do Litoral Norte de SP salta de paraglider em comemoração ao Dia de Santo Antônio
Divulgação/Santuário de Santo Antônio de Caraguatatuba
De acordo com o secretário do santuário, Eduardo Rodrigues, a tradição teve início em 2008. O objetivo da prática é abençoar a cidade voando sobre ela. O salto sempre é feito com um profissional.
“O salto de paraglider começou com o padre Marcos, em 2008. Ele queria poder abençoar a cidade de cima. O paraglider sai do Morro de Santo Antônio e vai até a Praia do Centro, com a imagem e com rosas. É algo muito bonito, mas que se perdeu nos últimos anos, principalmente pela pandemia”, explica Rodrigues.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Esse foi o primeiro salto do padre Julian Quintero Celis. Apesar disso, ele conta que não sentiu medo e garante que vai fazer novamente nas celebrações do ano que vem.
“Eu sou colombiano, de uma região com muitas montanhas. Estou acostumado com altura, então estava tranquilo. Só fiquei com medo da imagem escorregar. Mas, mesmo que caíssemos, eu sei nadar, então estava tranquilo. Foi tudo muito bonito, uma bênção. Ano que vem com certeza farei de novo, porque vale muito a pena pela fé”, completa o reitor.
Morro de Santo Antônio, em Caraguatatuba
Divulgação/Prefeitura de Caraguatatuba
Fé, esforço e aventura para celebrar Santo Antônio em Caraguatatuba
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina