Brigada Militar (BM) alega que foi ao local para atender a uma ocorrência de perturbação do sossego público, mas homem denuncia que foi ameaçado após criticar a polícia nas redes sociais. PM agride homem com tapas no rosto em Panambi
A câmera de segurança da casa de um homem flagrou o momento em que ele foi agredido por um policial militar (PM) em Panambi, na Região Norte do Rio Grande do Sul (veja o vídeo acima).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O caso aconteceu no último sábado (15), mas começou a ser investigado nesta semana dentro de um Inquérito Policial Militar (IPM) instaurado pela Brigada Militar (BM).
LEIA MAIS:
VÍDEO: PM agride educador social de abrigo em São Leopoldo
VÍDEO: mecânico é agredido por PMs durante abordagem em Cruz Alta
VÍDEO: Brigada Militar apura agressão de policiais a grupo de amigos em abordagem no RS
As imagens mostram o momento em que dois PMs chegam na casa do homem, por volta da 20h50. Em seguida, eles vão até a garagem e chamam ele para fora. O homem vai e é conduzido até a viatura, que está estacionada do outro lado da rua.
Próximo do veículo, o homem leva um tapa no rosto. Ele levanta as mãos, sinalizando que se rendeu, mas leva outro tapa mesmo assim. Depois, é agarrado, rendido e empurrado contra a parte de trás do carro. Ele foi algemado, colocado dentro do carro e levado até uma delegacia de polícia.
Em ocorrência registrada na delegacia, o homem denunciou que foi enganado pelos PMs e levado a sair de casa quando eles disseram que foram atender a uma ocorrência de perturbação do sossego público.
No entanto, foi ameaçado pelos policiais enquanto era conduzido até a viatura. O motivo, segundo ele, teria sido um comentário crítico que fez contra a polícia em rede social depois de uma abordagem feita pela BM em um posto de combustíveis da cidade no começo de junho. Naquela ocasião, dois homens e duas mulheres disseram que foram agredidos sem motivo – situação que também é investigada dentro de um IPM.
Câmera de segurança flagra homem sendo agredido em Panambi
Arquivo pessoal
Em nota (leia a íntegra abaixo), a BM afirma que foi atender uma reclamação de perturbação do sossego público feita pelo pai do homem que foi agredido. A família nega que a queixa tenha sido feita.
A RBS TV e o g1 pediram à BM cópia do registro policial da ocorrência de perturbação do sossego público, mas a polícia disse que só vai se manifestar a respeito do caso por meio da nota.
Nota da BM
“A Brigada Militar, por meio do 39⁰ Batalhão de Polícia Militar, esclarece acerca de vídeos que circulam nas redes sociais, onde policiais militares atuam repressivamente em uma ocorrência de perturbação do sossego alheio, no município de Panambi.
Na noite de sábado (15/6), a guarnição deslocou ate o local dos fatos, após chamado via 190, onde um homem informou que seu filho estaria perturbando e incomodando familiares. No local, a guarnição entrou em contato com o acusado e devido ao seu estado alterado efetuou a prisão e realizou o encaminhamento à Delegacia de Polícia para o registro de ocorrência.
Assim que tomou conhecimento das imagens, o comando do 39⁰ BPM, instaurou um inquérito policial militar (IPM), para averiguar as circunstâncias do ocorrido. A Brigada Militar, por meio do 39⁰ Batalhão de Polícia Militar, reafirma seu compromisso com a comunidade e reitera que seguirá atuando diuturnamente na proteção da vida e em defesa dos direitos e garantias fundamentais”.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS