Soldado fez uma manobra de Heimlich logo que o pai da criança chegou com ela no colo pedindo ajuda em uma delegacia de Cariacica, no Espírito Santo. Policial militar salva bebê de dois meses de engasgo com manobra de Heimlich no ES
Um soldado da Polícia Militar salvou um bebê de dois meses de um engasgo em Cariacica, no Espírito Santo. O PM fez uma manobra de Heimlich logo que o pai da criança chegou com ela no colo pedindo ajuda na 16ª Cia Independente em Nova Rosa da Penha, na mesma cidade. “Deus me deu calma e me colocou ali naquele dia”, disse o militar Bruno Martins.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O policial estava começando sua jornada de trabalho quando ouviu uma freada brusca em frente à delegacia. Ao se aproximar da porta para ver do que se tratava, percebeu que dois homens chegaram correndo. Um deles, o pai da criança com ela no colo. O bebê já estava “ficando roxa”, contou o PM ao g1.
Soldado da Polícia Militar Bruno Martins salva bebê de dois meses de um engasgo em Cariacica, no Espírito Santo
Reprodução
Com calma e agilidade, o soldado conseguiu intervir e o menino voltou a respirar normalmente. O caso aconteceu no dia 5 de setembro, mas só neste final de semana que o soldado decidiu publicar o vídeo do salvamento em suas redes sociais.
Tentei manter a calma porque se eu me desesperasse a criança poderia morrer. Vi o pai saindo do carro enquanto tentava desengasgá-lo. Percebi do que se tratava e o homem já me entregou o bebê. Fiz a primeira manobra e aparentemente ele já havia desengasgado. Continuei por mais um tempo até ter a certeza de que a criança estava respirando. Quando o neném começou a se mexer, entreguei para mãe”, relembrou.
Após o susto, o policial permaneceu por um tempo ao lado da mãe. Na conversa, ele deu algumas orientações para que a família consiga agir caso algo assim volte a acontecer novamente. O policial acredita que, se não tivesse preparado, o bebê não teria sobrevivido.
“Estou na PM há quase dez anos e já tive muitas experiências intensas, mas algumas ficam gravadas para sempre. Não costumo compartilhar muito sobre, mas tive a honra e a responsabilidade de salvar a vida de um recém-nascido. Quando algo assim acontece, as pessoas enxergam a farda como um tipo de socorro. Então, a gente tem a chance de ajudar e de salvar vidas”, relatou.
LEIA TAMBÉM:
Pai denuncia filho de 14 anos à polícia no ES após descobrir participação em grupos neonazistas
Pai é preso por estuprar filho de 4 anos após vítima relatar abusos e mãe fazer denúncia no ES
Soldado da Polícia Militar Bruno Martins salva bebê de dois meses de um engasgo em Cariacica, no Espírito Santo
Reprodução
Durante o curso de formação, os PMs recebem aulas de primeiros socorros, mas o policial avalia que é no dia a dia que os aperfeiçoamentos ocorrem.
“É uma sensação muito boa, de dever comprido. Não dá para mensurar o quanto mudaria a vida daquele família caso o bebê viesse falecer. Agradeço a Deus porque ele me deu calma e me colocou ali naquele dia”, afirmou.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo