Segundo o líder, após os episódios de agressão, os professores foram até a 13º delegacia de Polícia Civil registrar um boletim de ocorrência. Professores denunciam agressão durante manifestação em Teresina
O presidente do Sindicato Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm), Sinésio Soares, alegou ter sido agredido por um segurança que acompanhava o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, na manhã desta terça-feira (2), em frente à escola Escola Municipal Professor Alcides Lebre, Zona Sul da capital.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsAppp
Em imagens feitas por pessoas que estavam no local, o segurança surge empurrando Sinésio, que cai no chão. Em nota, o sindicato dos servidores repudiou o ato, classificado como violento. Veja a íntegra da nota ao fim da reportagem.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Vídeo: professor denuncia agressão por segurança que acompanhava prefeito de Teresina
Arquivo pessoal
Segundo o líder, após os episódios de agressão, os professores foram até a 13º delegacia de Polícia Civil registrar um boletim de ocorrência.
“Estávamos fazendo protestos com os cartazes da greve, quando os seguranças do prefeito nos agrediram, quebraram nosso megafone e sacaram as armas para nós”, afirmou Sinésio.
Professores registram boletim de ocorrência após agressão em Teresina
Reprodução
Reajuste
Há um mês, os professores lutam por um reajuste salarial. O prefeito da capital, Dr. Pessoa, vetou a emenda que alterou de 5% para 20,8% o reajuste nos salários dos docentes da rede municipal. O veto agora será analisado pela Câmara Municipal.
Veja nota do Sindicato dos servidores:
O Sindicato dos (as) Servidores (as) Públicos (as) Municipais de Teresina(SINDSERM) manifesta publicamente o total repúdio aos atos de violência e agressão contra profissionais da educação e representantes da Diretoria Colegiada do Sindicato. A categoria chega ao 30° dia de Greve nesta terça-feira (02/04) e, na ocasião, seguia a agenda de atividades do movimento que inclui acompanhar a agenda pública do prefeito José Pessoa. Seguranças do prefeito abordaram os(as) trabalhadores(as) de maneira agressiva e violenta para reprimir o livre direito de manifestação durante ato em frente à Escola Municipal Alcides Lebre, na zona sul da capital. Os registros em vídeos expõem a violência empreendida que ocasionou lesões e danos físicos nos profissionais atingidos. O Boletim de Ocorrência foi registrado pelo SINDSERM Teresina e exames de corpo de delito, além do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A Greve da Educação Municipal de Teresina continua e o movimento seguirá realizando ações pela cidade e acompanhando a agenda do prefeito para exigir que ele sancione o projeto de lei aprovado na Câmara Municipal de 20,8% de reajuste no piso do magistério para o ano de 2024.
*Estagiária sob a supervisão de Maria Romero
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
U