11 de outubro de 2024

VÍDEO: redemoinho de poeira atinge povoado Orozimbo, no Maranhão

O fenômeno que atingiu a comunidade na tarde dessa quarta-feira (9), próximo a um posto de combustível, foi registrado por moradores. Redemoinho de poeira é registrado no Maranhão
Moradores do povoado Orozimbo, que fica entre as cidades de Paraibano e Pastos Bons, no sertão do Maranhão, registraram a formação de um redemoinho de poeira, que atingiu a comunidade na tarde dessa quarta-feira (9), próximo a um posto de combustível. Veja vídeo acima.
No vídeo, que foi divulgado nas redes sociais, é possível ver moradores se aproximando do redemoinho para filmar ou observar mais de perto, o que não é aconselhado por especialistas. O correto é manter distância, pois os ventos podem ganhar mais força.
Apesar do redemoinho de Orizimbo parecer forte no vídeo, ele não causou nenhum dano à comunidade, somente um rastro de sujeira.
Como surgem os redemoinhos?
Redemoinho de poeira assusta comunidade do povoado Orozimbo
Os redemoinhos de poeira, como no caso acima, de terra e de fogo são comuns na época do ano de temperatura muito alta e de umidade relativa do ar e do solo muito baixa.
As queimadas também podem influenciar no surgimento desse fenômeno, pois a área atingida perde cobertura vegetal, diminuindo a umidade do solo naquela região. Conforme a temperatura do solo aumenta em decorrência das queimadas e do sol, há transferência de calor para a atmosfera.
“Esse aquecimento cria uma pequena área de baixa pressão, que faz com que o ar suba em espiral, levando junto o que encontra na superfície. Se for gerado em uma área de terra ou poeira, essa coluna de ar puxará terra ou poeira para o alto da atmosfera. Se for gerada em uma área com queimadas, levará chamas para o alto. Dá para imaginar esse redemoinho, como se fosse um aspirador de pó”, explica Maria Clara Sassaki, do ‘Tempo Ok’.

Mais Notícias