10 de janeiro de 2025

VÍDEO: São José dos Campos e Ilhabela registram quedas de balão

O Corpo de Bombeiros informou que foram dois registros em São José. Ninguém ficou ferido. São José dos Campos registra quedas de balão
Wandeclayt Melo
Moradores de São José dos Campos (SP) registraram dois balões sobrevoando e caindo em pontos diferentes da cidade na manhã deste domingo (17). A prática é considerada criminosa.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
No primeiro registro, que aconteceu por volta das 8h, é possível ver o balão sobrevoando uma área com prédios entre a Vila Ema e o Jardim Apolo. O segundo caso aconteceu no bairro Jardim Alvorada.
Moradores de São José registram queda de balões
O Corpo de Bombeiros informou que acompanhou os dois casos e recolheu os balões assim que eles caíram. Não houve feridos nem incêndio.
Ilhabela
Além de São José dos Campos, Ilhabela também registrou a queda de um balão neste domingo. De acordo com a Polícia Ambiental, o balão de cerca de 40 metros caiu em uma região de mata.
Ainda segundo a corporação, foram quase cinco horas de trabalho no local, já que o balão caiu com a bucha acessa, o que aumenta o risco de incêndio. Apesar disso, ninguém ficou ferido.
Queda de balão em Ilhabela
Divulgação/Polícia Ambiental
Crime
Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios é crime. A pena prevista caso o autor do lançamento seja identificado é a detenção de um a três anos, multa ou ambas cumulativamente.
De acordo com o governo federal, a prática pode provocar incêndios em florestas e em áreas urbanas como casas, escolas e hospitais, colocando em perigo a vida das pessoas.
Além disso, o risco é considerado ainda maior na aviação. Os balões podem colidir com as aeronaves, enroscar nas turbinas, provocar incêndios ou cair na pista durante uma decolagem.
Veja mais sobre o Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias