18 de janeiro de 2025

VÍDEO: ‘Sentimento de desespero’, diz publicitário que presenciou desabamento de santuário no RS

Deslizamento de terra, que ocorreu em decorrência de um grande volume de chuvas em Dom Pedro de Alcântara, atingiu o local, segundo Corpo de Bombeiros de Torres. Ninguém ficou ferido. Santuário desaba em Dom Pedro de Alcântara | Imagem: Everton Cardoso
“O sentimento foi de desespero”, disse Everton Cardoso, quando viu o santuário que frequenta e trabalha desabando.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Na tarde deste domingo (16), o Santuário da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Dom Pedro de Alcântara, desabou.
A missa das 16h, celebrada todos os domingos, estava prestes a começar, mas o padre notou que uma mureta próxima ao salão estava cedendo. Percebendo o risco iminente, o padre orientou todos a deixarem o local.
“O padre percebeu que estava tendo risco e disse ‘gente, não vamos fazer a missa, vamos todos para casa, depois a gente vai a um outro lugar para rezar a missa de hoje, mas vamos olhar para a segurança de todos'”, conta Everton.
A causa foi um deslizamento de terra em decorrência de um grande volume de chuvas, segundo o Corpo de Bombeiros de Torres, que atendeu a ocorrência.
LEIA TAMBÉM
Temporal provoca estragos em São Luiz Gonzaga; fenômeno foi uma ‘microexplosão’, diz Defesa Civil
Casa de 70 anos onde homem nasceu e viveu em Porto Alegre é demolida por causa da enchente: ‘A história da gente passou’
Voluntários do RN que atuam na enchente em Canoas tatuam cuia e símbolo da Força Nacional do SUS: ‘A gente quis deixar na pele’
Apesar da gravidade do desabamento, todos os presentes conseguiram escapar sem ferimentos. “Tinha um casal que ficou soterrado, o carro ficou só com a porta livre para o casal sair. Saíram sem ferimentos também. Dois carros ou três ficaram soterrados, mas sem ninguém dentro”, explica Everton, publicitário, assessor do Santuário da Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
Ele estava acompanhado de sua esposa e sua filha de seis anos. Para ele, o som do momento do desabamento foi desesperador:
“Só se ouve o barulho de tudo caindo atrás de ti. Mas, a partir da hora que a gente viu que todo mundo estava seguro, a sensação já é de gratidão”, relata.
Após o desabamento, a comunidade se reuniu na casa do padre para um momento de oração e agradecimento. “Todo mundo se olha, chora um pouco, se abraça e agradece a Deus porque só Ele para explicar o que a gente escapou aqui hoje”, conta emocionado.
O santuário, que faz parte da diocese local, está em ano jubilar e se prepara para comemorar os 75 anos da gruta em fevereiro. “A gruta estará comemorando 75 anos. Então a gente já está num período de festas, preparando esse aniversário. E é uma gruta que ela é natural. A gente tem uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que fica a mais de 50 metros de altura. E ela está lá ainda, né, velando o município”, explica.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias