Animal já havia sido visto meses antes na mesma região. Biólogo revela que alterações ambientais têm provocado migração de animais silvestres para área urbana. Tamanduá-bandeira passeia próximo ao Parque Circuito em Porto Velho
Um tamanduá-bandeira foi flagrado passeando próximo ao Parque Circuito, em Porto Velho, na tarde de quinta-feira (30). Um morador que passava pelo local gravou o momento em que o animal atravessa a rua. (Veja o vídeo acima)
📲 Siga o canal do g1 RO no WhatsApp.
O vídeo foi feito pelo porto-velhense Vitor Dorigheto. Ao g1, ele contou que trafegava pela Avenida Lauro Sodré quando viu o tamanduá saindo do meio da vegetação em direção à estrada. Assim que percebeu a situação, diminuiu a velocidade do veículo e começou a filmar o animal.
“Me espantei, pois não esperava ver ele naquele lugar. Liguei o alerta do meu carro no momento em que eu o avistei, para sinalizar os outros veículos que estavam atrás de mim”, disse o morador que filmou o tamanduá.
De acordo com o biólogo Flávio Terassini, o tamanduá-bandeira flagrado é um adulto e já havia sido visto meses atrás na mesma região. Por ter tido seu habitat natural afetado pelo desmatamento, o animal acabou migrando para a área urbana da capital.
“A região em que ele foi visto tem uma área verde bem preservada, há uma quantidade de alimentos muito grande de cupins e formigas por lá, que são os principais alimentos dele”, comentou o biólogo.
Flávio revela que a espécie está está vulnerável a extinção e que nos últimos tempos, os impactos ambientais em seu habitat, têm feito esses animais se aproximarem das grandes cidades em busca de alimentos.
“O tamanduá-bandeira pode atacar os seres humanos, pois é um animal que tem garras e um abraço muito forte. O ideal é não chegar perto, caso as pessoas vejam um, e deixar o animal seguir o caminho sempre”, reforçou o especialista.
LEIA TAMBÉM:
Governo volta a autorizar venda de combustíveis em galões após onda de ataques em RO
Mulher é presa por atear fogo e esfaquear homem até a morte em RO