24 de setembro de 2024

VÍDEO: tamanduá é resgatado após incêndio na Floresta Nacional de Brasília; animal está com patas queimadas

Brigadistas do ICMBio encontraram animal após 20 dias das queimadas na unidade de conservação. Na última semana, anta foi resgatada, também com patas queimadas, no Parque Nacional de Brasília. Tamanduá bandeira é resgatado depois de incêndios na Floresta Nacional de Brasília
Um tamanduá bandeira foi resgatado, nesta segunda-feira (23), na Floresta Nacional de Brasília. O animal foi encontrado depois de 20 dias do incêndio que consumiu quase metade da área da reserva por brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp
Na semana passada, uma anta macho jovem foi encontrada, também com queimaduras nas patas, por causa do incêndio no Parque Nacional de Brasília (veja detalhes abaixo).
Segundo informações do ICMBio, o tamanduá estava com queimaduras nas patas. Após o resgate, ele foi recebido no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde recebeu os primeiros cuidados. Em seguida, foi encaminhado ao Zoológico de Brasília para avaliação veterinária e demais cuidados.
Tamanduá bandeira é resgatado depois de incêndios na Floresta Nacional de Brasília
Zoo Brasília
De acordo com a equipe do resgate, apesar das queimaduras, o estado do animal é estável. O tamanduá recebeu hidratação, limpeza nas áreas afetadas e está utilizando botas protetoras para auxiliar na recuperação.
O animal permanecerá sob observação no zoológico, e a equipe seguirá com os cuidados alimentares e veterinários necessários para sua recuperação plena.
Anta resgatada
Anta é resgatada no Parque Nacional em Brasília.
Na última quarta-feira (18), uma anta foi resgatada no Parque Nacional de Brasília, também com as patas queimadas por causa do incêndio que atingiu a unidade de preservação. A anta, que tem 73 kg, foi encontrada no interior do parque.
O animal respondia bem ao tratamento, segundo informações repassadas pelo zoológico na última quinta-feira (19).
“Apesar dos ferimentos, o animal está responsivo e já tomou água. Ele será medicado com analgésicos e posteriormente alimentado”, disse o Zoológico de Brasília.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: anta é resgatada no Parque Nacional de Brasília; animal está com patas queimadas
INCÊNDIO: animais fogem do fogo na Floresta Nacional de Brasília; 38% da área do parque foi atingida
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Mais Notícias