3 de outubro de 2024

VÍDEO: tempestade com raios e trovoadas atinge capital do Amapá e assusta moradores

Chuva intensa iniciou na madrugada desta quinta-feira (3). Segundo meteorologista, chuvas estavam previstas para a data, mas foram intensificadas por conta do fenômeno La Niña e uma tempestade que acontece no oceano. Ponto de alagamento registrado no bairro do Trem, na Zona Sul de Macapá
Divulgação
A população de Macapá foi surpreendida na madrugada desta quinta-feira (3), por fortes chuvas acompanhadas de trovões e relâmpagos. Segundo meteorologista, a chuva forte estava prevista para a noite da data, mas acabou chegando mais tarde do horário previsto e com maior intensidade.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Diversos registros foram feitos por moradores da capital e publicados nas redes sociais, mostrando os fortes e frequentes raios, trovoadas, quedas de árvores e inúmeros pontos de alagamento em em Macapá além da queda e oscilação de energia (Veja no vídeo abaixo diversos pontos da capital atingidos) .
Chuvas intensas com raios e trovoadas atingem Macapá na madrugada desta quinta-feira
Foi registrada também a queda de uma árvore em cima de um carro. Ocorrência foi na entrada do Hospital de Emergências (H.E), na área central de Macapá. O secretário de Zeladoria Urbana de Macapá, Helson Freitas, monitora o local.
“De imediato a gente vai fazer a retirada. A árvore caiu e sobrou um veículo e felizmente nenhuma vítima. Houve um temporal de verão agora na madrugada, desde 4 horas da manhã. Mas sem grandes ocorrências. Daqui a pouquinho nós vamos liberar a entrada do HE, a de emergência, a entrada de ambulância tem que estar completamente desobstruída”, disse.
Carro foi atingido por árvore próximo ao H.E
Rodrigo Araújo/Rede Amazônica
O secretário alertou a população para evitar o tráfego em pontos de alagamento e quedas de árvore, devido à movimentação dos cabos de energia elétrica.
“Chamar a atenção da população, para evitar trânsito nesse momento, porque está completamente obstruído, está energizado aqui. Isso pode ocorrer algum problema. Então vamos tomar cuidado”, completou.
Ponto de alagamento registrado no bairro do Santa Rita, Zona Sul de Macapá
Divulgação
Ao g1, o meteorologista Jefferson Vilhena disse que a intensificação das chuvas já previstas aconteceu por conta do fenômeno ‘La Niña’, um resfriamento anormal nas águas do oceano que altera a temperatura de vários locais no mundo.
“Toda essa intensificação se dá por esse fenômeno que influencia a nossa região diminuindo a estiagem. Então quanto mais forte ele estiver, mais intensificam as chuvas aqui para o Amapá”, disse.
Outro fator para a chuva fora da normalidade no estado é o furacão ‘Kirk’, que está acontecendo no oceano atlântico e muda a direção do vento, causando diferentes fenômenos climatológicos como o recente redemoinho de poeira registrado em Tartarugalzinho, no interior do Amapá.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Mais Notícias