Segundo o Cemtec, no período de três horas o índice pluviométrico variou de 68 a 91,44 milímetro. Os alagamentos causaram transtornos a motoristas e pedestres. Ruas e casas de Ribas do Rio Pardo (MS) ficaram alagadas após uma chuva que caiu na noite desta terça-feira (9). Para conter a situação, o prefeito do município João Alfredo Danieze (PT), decretou estado de emergência devido ao temporal. Moradores registraram a ação da enxurrada. Veja o vídeo acima.
Nos bairros Santo André, Estoril e Jabour houve registro de alagamento e assustou moradores da região. Pelas imagens é possível ver que a via foi coberta pela água.
Apesar do temporal, alguns motoristas e motociclistas encararam e passaram pelo alagamento.
Ribas do Rio Pardo registrou diversos pontos de alagamento
Reprodução
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), o índice pluviométrico variou de 68 a 91,44 milímetro no período de três horas no município.
Estado de emergência
A prefeitura de Ribas do Rio Pardo decretou situação de emergência, nesta quarta-feira (10), por causa das chuvas. Com base no decreto, contratos para aquisição de bens e serviços relacionados à emergência estão dispensados de licitação, desde que concluídos em até 180 dias.
Temporal causou alagamentos em Ribas do Rio Pardo
Divulgação
A medida autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do Diretor do Departamento de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.
O Ginásio Poliesportivo Municipal José Miguel Sanches Vigilato e a Casa de Passagem estão disponíveis para acolher famílias atingidas pelo desastre. Além disso, foi designado o Centro Social Brasil Criança Cidadã para apoio das famílias atingidas pelo desastre pela Secretaria de Assistência Social.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: