Em três horas de chuva, foram registrados foram 45 milímetros na cidade que faz fronteira com o Paraguai. Foram registradas rajadas que ultrapassaram os 66 quilômetros por hora. Temporal derruba muro de quartel do exército, tomba postes e deixa rastro de destruição
A cidade de Ponta Porã, na fronteira entre Mato Grosso do Sul e Paraguai, registrou um forte temporal na tarde desta quarta-feira (5), que derrubou o muro do quartel do exército na cidade, tombou postes de energia e causou a queda de árvores. Veja o vídeo acima.
A chuva começou às 15h30 e segundo o Climatempo, foram 45 milímetros em apenas três horas. Além da grande quantidade de água, a chuva trouxe muito vento. Foram registradas rajadas que ultrapassaram os 66 quilômetros por hora.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Nas imagens feitas pelo cinegrafista Mauro Almeida é possível ver que a cidade sofreu muitos estragos. O vídeo mostra fios soltos em calçadas e a queda de uma árvore em cima de um carro, no centro da cidade.
A força do vento tombou postes de energia elétrica na região do Rodoanel.
Postes tombados em Ponta Porã.
Mauro Almeida
O muro do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizada desabou. Apesar disso, até o momento, não há informação sobre feridos.
11º Regimento de Cavalaria Mecanizada.
Mauro Almeida
Queda na temperatura
Com a queda nas temperaturas no Paraguai e uma forte umidade vinda do Norte do Brasil, somado ao calor, o aumento da nebulosidade e da chuva são favorecidos. Com isso, as temperaturas devem começar a diminuir e ficar mais amenas no Mato Grosso do Sul, a partir desta quinta-feira (6).
Chuva na capital
A capital Campo Grande também registrou alagamentos em ruas importantes. Conforme registro da estação da Vila Santa Luzia, choveu 50 milímetros nas últimas 12 horas na capital.
Muitas vias importantes ficaram alagadas, porque o sistema de drenagem não foi suficiente para o escoamento da água. Foram registrados alagamentos na rua Prefeito Heraclito José Diniz de Figueiredo, região norte da cidade. A via corta bairros como o Jardim Seminário, Monte Castelo e Otavio Pécora.
A chuva também foi registrada em Três Lagoas, região norte do Estado. Por lá, foram 13 milímetros, e não foram registrados estragos.
Próximos dias
A previsão para os próximos dias, de acordo com o Climatempo, é de que na capital Campo Grande a temperatura máxima deverá chegar a 30º, com tendência de queda. Já em Ponta Porã, onde a chuva foi mais intensa nesta quarta-feira, a mínima deve ser de 22º, e a máxima deve chegar a 29º. Em Três Lagoas, a temperatura máxima irá se manter em 30º.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: