Imagens registradas pelos militares da FAB mostram o sobrevoo no local do abate, em uma floresta densa, com fumaça negra sobre a região e os destroços da aeronave. FAB abate aeronave com drogas e dois traficantes morrem no interior do Amazonas
Dois traficantes morreram após a Força Aérea Brasileira (FAB) abater uma aeronave que entrou clandestinamente no espaço aéreo brasileiro vinda da Venezuela. A interceptação aconteceu na terça-feira (11), durante a Operação Ostium, em uma área de floresta no interior do Amazonas.
Não há confirmação sobre a identidade nem a nacionalidade dos suspeitos mortos. As imagens registradas pelos militares da FAB mostram o sobrevoo no local do abate, em uma floresta densa, com fumaça negra sobre a região e os destroços da aeronave. O prefixo ou registros do avião não foram divulgados. Assista ao vídeo acima.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A FAB informou que, quando observou o avião sem identificação entrar no espaço aéreo, adotou todos os procedimentos para forçar o pouso sem precisar atirar contra a fuselagem.
Sem obter resposta, os militares seguiram os protocolos de policiamento aéreo, aplicando medidas de averiguação, intervenção e persuasão. Diante da ausência de resposta, foi realizado o Tiro de Detenção (TDE), que levou à queda da aeronave em uma área de floresta.
Nesta quarta-feira (12), com o apoio da Polícia Federal, foi verificada a presença de carga de drogas na aeronave e a morte de dois traficantes.
A verificação ocorreu após um helicóptero H-60 Black Hawk, do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV – Esquadrão Hárpia), com sede em Manaus, ser enviado ao local da queda para apurar a ocorrência, que segue sob investigação.
O g1 questionou a FAB sobre os procedimentos adotados após o abate da aeronave, a destinação dos corpos dos suspeitos mortos, os registros da aeronave, incluindo o prefixo e a localização exata do incidente, além da totalidade da carga de droga apreendida. Porém, até a publicação desta matéria, não obteve retorno.
Destroços do avião abatido pela FAB
Divulgação/FAB