15 de janeiro de 2025

VÍDEOS: Criminosos em motos fazem arrastões e roubam alunos na saída de escolas em Taboão da Serra, Grande SP; polícia investiga

Foram pelo menos três roubos contra estudantes no período de uma semana, sempre à noite, por volta das 23h. Bandidos atacaram perto de suas escolas estaduais e levam celulares e mochilas das vítimas, que estão com medo. Criminosos em motos abordam e roubam alunos perto de escola estadual
Câmeras de segurança gravaram criminosos em motos fazendo arrastões e roubando na saída de escolas em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. As imagens circulam nas redes sociais (veja vídeo acima).
Foram pelo menos três roubos contra estudantes no período de uma semana, sempre à noite, por volta das 23h. Os bandidos levam celulares e mochilas das vítimas, que estão com medo. Os pais dos alunos contaram à reportagem que não há segurança nos locais.
A Polícia Civil na cidade analisa as imagens para tentar identificar e prender os criminosos. Os casos são investigados pelo 1º Distrito Policial (DP) de Taboão da Serra.
Segundo os policiais, os ataques ocorreram perto da Escola Estadual Zeicy Apparecida Nogueira Baptista e da Escola Estadual Silvia Aparecida dos Santos, ambas em Taboão da Serra.
O primeiro arrastão ocorreu no dia 3 de junho, quando três alunos são roubados por dois criminosos numa moto na Rua Gabriel Féres. É possível ver no vídeo uma das vítimas entregando um celular aos bandidos.
A outra filmagem, feita em 5 de junho, mostra três assaltantes em duas motos cercando oitos estudantes que correm pela Rua Jiro Maruyama. Segundo a polícia, eles foram roubados e tiveram os celulares levados.
Nesta última segunda-feira (10), ocorreu mais um arrastão contra nove alunos. Eles passam pela Rua Kaoru Maruyama e são assaltados por dois criminosos numa moto. As imagens mostram um bandido descendo da motocicleta para roubar a mochila de um estudante.
Por causa da insegurança na região, alunos relataram que estão faltando às aulas por temerem novos assaltos e serem vítimas dos criminosos. As escolas, no entanto, informaram à TV Globo que não suspenderam as aulas.
Foram três arrastões contra estudantes na saída de duas escolas de Taboão da Serra, Grande São Paulo
Reprodução/Redes sociais
O que diz a SSP
Procurada pela reportagem, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que uma equipe de policiais do 1º DP “realiza diligências visando a identificação e prisão dos criminosos.”

“As forças de segurança do Estado estão empenhadas em coibir os crimes no bairro, incluindo os contra o patrimônio. Os roubos no 1° DP de Taboão da Serra caíram 4,6% nos quatro primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, 131 criminosos foram presos e apreendidos. O policiamento preventivo e ostensivo do programa Ronda Escolar é realizado por policiais militares no entorno das unidades educacionais e será reforçado, além do policiamento já empregado na região”, informa outro trecho da nota divulgada pela assessoria da pasta da Segurança.
O que diz a Seduc
Também questionada pela TV Globo, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) informou que “lamenta que estudantes tenham sido vítimas do ocorrido, que aconteceu fora da unidade escolar.”
“A equipe de gestão da escola está prestando todo suporte aos alunos e pediu reforço da ronda escolar, que iniciou já no dia 6 de junho. O caso foi inserido na Plataforma Conviva (Placon – Sistema Integrado de Registros Escolares)”, comunicou a pasta da Educação.

Mais Notícias