22 de setembro de 2024

Vigilância Epidemiológica inicia segundo Índice Breteau de 2024 para analisar situação da dengue em Presidente Prudente

Durante o levantamento, serão vistoriados 3.962 imóveis em setes áreas do município. VEM inicia segundo Índice Breteau de 2024 para analisar situação da dengue em Presidente Prudente (SP)
Arquivo/Secom
A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) de Presidente Prudente (SP) realizará o segundo levantamento do Índice Breteau (IB) de 2024 a partir desta segunda-feira (8), com objetivo de monitorar a proliferação da dengue na cidade.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Na segunda análise do ano, o índice deve vistoriar 3.962 imóveis em sete áreas da cidade definidas por sorteio, durante aproximadamente 15 dias.
Neste período, as equipes irão visitar uma média de 500 a 600 imóveis por área. Em cada local, a equipe fará análise de recipientes para calcular o Índice Breteau e o Índice de Infestação Predial (IIP).
A supervisora da VEM, Elaine Bertacco, explicou que na primeira etapa a equipe deve concluir a parte de campo em 15 dias, caso não haja intercorrências, como fortes chuvas, por exemplo. Em seguida, os dados deverão ser analisados e digitalizados, o que deve também deve ser concluído em mais 15 dias.
A previsão é de que seja divulgado o resultado do IB em 30 dias.
Índice Breteau e orientação
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o Índice de Breteau é utilizado para definir a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento, como o mosquito Aedes aegypti, que é vetor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.
Em 2023, foram registrados 36.197 casos positivos de dengue e 24 mortes ocasionadas pela doença em Presidente Prudente.
A VEM ainda orienta que os moradores permitam a entrada do agente nas residências para que o trabalho seja concluído. Todos os servidores estarão devidamente identificados com uniformes e com documentos, além de estarem treinados para a efetivação do serviço.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Mais Notícias