11 de janeiro de 2025

Viih Tube diz que é ‘tentante’ e fala sobre frustração de não conseguir segunda gravidez; entenda o termo

Influenciadora está tentando engravidar há três meses. Médicos explicam que, apesar de gestação parecer fácil, não é e tentativas são normais em prazo de até um ano em mulheres com menos de 35 anos. Viih Tube compartilha testes negativos e lamenta jornada de três meses tentando engravidar
A influenciadora Viih Tube compartilhou em suas redes sociais que é uma ‘tentante’. A ex-BBB está tentando engravidar do segundo filho desde 2023 e compartilhou um vídeo em que aparece fazendo vários testes de gravidez, mas com resultado negativo.
➡️Tentante é o termo popular usado para mulheres que estão na jornada em busca de ter filhos. Viih contou que desde de dezembro de 2023 espera pelo positivo.
“É… 3 meses tentando é pouco ou muito? Ainda sou nova nisso, não sei! Mas oficialmente me tornei uma tentante! Quem diria, depois do susto que o positivo já me deu, hoje eu torcer todo mês por ele!”, compartilhou em suas redes.
A primeira filha da influenciadora com o ex-BBB Eliezer nasceu de uma gravidez não planejada. Ou seja, ela não estava tentando ter filhos. Agora, o casal vem compartilhando nas redes que querem o segundo filho, mas há três meses o resultado é negativo.
Viih Tube tenta há três meses engravidar
Reprodução/Redes Sociais
Três meses é pouco ou é muito?
Apesar de algumas mulheres engravidem “no susto” e parecer que a gravidez é um processo simples, essa não é a realidade.
Mesmo no dia com maior chance do ciclo feminino, na ovulação, a possibilidade é de cerca de 20%, segundo os especialistas.
Pânico de engravidar: entenda a tocofobia, que leva a abstinência e a exagero em pílulas do dia seguinte
Segundo a orientação dos ginecologistas, em mulheres até 35 anos, que é o caso de Viih Tube, é considerado normal até um ano de tentativa. Depois disso, pode ser necessário o acompanhamento médico.
A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) orienta que:
👩🏽‍⚕️Em mulheres de até 35 anos, o casal deve procurar auxílio médico após um ano de tentativas.
👩🏽‍⚕️ Já em mulheres de 35 a 38 anos, após seis meses de tentativas.
👩🏽‍⚕️Para mulheres de 39 anos ou mais, a orientação é procurar ajuda médica assim que houver a decisão de engravidar.
Ou seja, antes desses períodos, as tentativas são consideradas “normais”. As mulheres que passam por esse processo, no entanto, precisam enfrentar uma jornada de ansiedade e frustração. (Leia relatos de quem passou por isso)
A ansiedade, frustração e esperança do mundo das tentantes
Infertilidade
A dificuldade de ter filhos afeta 15% das mulheres em idade reprodutiva, segundo dados da Febrasgo. Entre os problemas de saúde que podem causar a dificuldade ou impossibilidade para engravidar são:
Endometriose: É uma doença em que o tecido que reveste internamente o útero passa a crescer fora dele.
Mioma: tumores benignos que nascem no útero. Eles podem alterar a anatomia da cavidade do endométrio, onde ocorre a implantação do embrião.
Disfunção ovulatória: alterações hormonais que afetam a ovulação, importante para a fertilidade.
Doença tubária: as tubas são o local onde acontece o encontro do espermatozoide com o óvulo. Se há alguma doença que causa o bloqueio, não é possível o ciclo que completa a gravidez.
Viih Tube e Eliezer com a filha Lua, de apenas sete meses.
Foto: Reprodução/Fantástico
No entanto, quase metade dos casos de infertilidade são causados por o que os especialistas chamam de Infertilidade sem Causa Aparente (ISCA).
➡️ Isso ocorre quando não é encontrada nenhuma anormalidade tanto no homem, quanto na mulher, que justifique a dificuldade para ter filhos. Nestes casos, há possibilidades, como o uso de medicamentos que estimulem a ovulação. Mas é necessário o acompanhamento médico.
➡️ Mesmo com o primeiro filho, é possível não conseguir o segundo? Segundo os ginecologistas, sim. Essa dificuldade é chamada de infertilidade secundária.
Os médicos explicam que isso pode acontecer porque o corpo muda ao longo dos anos e podem acontecer alterações hormonais, evolução de doenças e até mesmo o avanço da idade podem interferir na fertilidade.

Mais Notícias