12 de outubro de 2024

Vingança do urso gordo: bicho vence assassino de filhote em competição no Alasca

Filho do campeão morreu após escorregar em cachoeira e ser atacado pelo segundo colocado, no verão. Competição online escolheu o animal que parecia mais preparado para o inverno. Grazer, o vencedor do Concurso do Urso Gordo, no Parque Nacional de Katmai, no Alasca, em 14 de setembro de 2023
F. Jimenez/Serviço Nacional de Parques via AP
Em uma trama mais apropriada para um melodrama do que para uma votação de popularidade, o urso Grazer venceu seu segundo Concurso do Urso Gordo do Alasca, nos Estados Unidos, na terça-feira (8), segundo a Associated Press (AP). O animal que ficou em segundo lugar matou o filho do vencedor durante o verão.
Grazer superou o urso Chunk por mais de 40 mil votos dos fãs que assistiam ao vivo a competição do Parque Nacional e Reserva de Katmai, no Alasca.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Os fãs votaram online para escolher o competidor favorito em um torneio que contou com 12 ursos. Os internautas escolheram o urso que acreditavam melhor exemplificar a preparação para o inverno, com a gordura acumulada durante o verão comendo salmões no rio Brooks.
Segundo a agência, os ursos frequentemente se posicionam no topo de uma cachoeira, pegando salmões que saltam no ar. Eles acumulam gordura para suportar o inverno sem alimento, quando ficam em hibernação.
O filhote de Grazer morreu após escorregar na cachoeira e ser atacado por Chunk, talvez o urso pardo mais dominante do rio. Grazer lutou contra Chunk na tentativa de salvar o filhote, mas ele acabou morrendo. A morte foi capturada pelas câmeras do parque.
Outra morte foi filmada na semana passada, atrasando a liberação da tabela do torneio por um dia. A ursa 402, uma fêmea que deveria ser uma competidora este ano, foi morta por um macho no dia em que os emparelhamentos deveriam ser divulgados.
Urso Chunk, que matou o filho de Grazer, no Parque Nacional de Katmai, Alasca, em 19 de setembro de 2024
E. Johnston/Serviço Nacional de Parques via AP
Competidores gigantes
Grazer, o vencedor, tem orelhas loiras e um focinho longo e reto, segundo a biografia dele na página da explore.org, onde é realizada a votação.
“Ele é uma presença formidável no rio Brooks. Seu destemor e força conquistaram respeito, fazendo com que a maioria dos ursos evite confrontos”, indica a descrição.
Seu outro filhote sobrevivente, de sua terceira ninhada, ficou em segundo lugar duas semanas atrás no concurso de Urso Gordo Junior.
Leia também:
As melhores fotos da aurora boreal pelo mundo, após nova tempestade solar
Pé de alpinista é encontrado 100 anos depois no Everest
Jovem acha escorpião vivo dentro de pacote da Shein
Chunk, que perdeu para Grazer, é talvez o maior urso do rio, com olhos estreitos, pelagem marrom escura e uma cicatriz no focinho. Ele usou seu tamanho para se destacar na hierarquia do rio este ano, garantindo os melhores pontos de pesca.
“A confiança e agressividade de Chunk valeram a pena, permitindo que ele se deliciasse com 42 salmões em 10 horas”, aponta sua biografia. “Seu sucesso físico é evidente em sua forma robusta.”
Os machos adultos de urso pardo normalmente pesam entre 270 kg a 410 kg no meio do verão. Quando estão prontos para hibernar, após se deliciarem com salmões — cada um come até 30 peixes por dia — os machos grandes podem pesar mais de 454 kg. As fêmeas são cerca de um terço menores.
O concurso anual, que atraiu mais de 1,3 milhão de votos, é uma forma de celebrar os 2,2 mil ursos pardos que vivem na reserva na Península do Alasca. Katmai se tornou um destino turístico por conta dos ursos. Foram construídas arquibancadas ao longo do rio para permitir que as pessoas assistam aos ursos pardos pescando salmão.
Urso Grazer no Parque Nacional de Katmai, no Alasca, em 12 de setembro de 2024
M. Carenza/Serviço Nacional de Parques via AP

Mais Notícias