Sensação no TikTok, comércio no bairro da Liberdade atrai público de diferentes partes do Brasil pelo nome ambíguo e por produtos típicos da Coreia do Sul. O g1 visitou o local. Loja viraliza nas redes com imitação de franquia coreana em SP
Brasileiros estão formando longas filas para entrar no “CU”, uma loja de conveniência no estilo sul-coreano, na Liberdade, Centro de São Paulo.
O comércio viralizou nas redes sociais e atrai amantes de K-pop, K-drama, trocadilhos e com espírito de quinta série. Tudo para viver uma experiência diferente e registrar nas redes sociais.
A “CU” é uma das maiores redes de lojas de conveniência da Coreia do Sul e faz sucesso entre brasileiros que visitam o país asiático, devido ao duplo sentido que o nome ganha em português. Apesar do trocadilho, a sigla está em inglês e sua pronúncia correta é “ci-iu” (entenda mais abaixo).
Com a popularização da franquia por meio de séries, vlogs e vídeos cômicos no TikTok, uma versão brasileira da loja foi aberta no bairro da Liberdade.
O g1 esteve na “C.U” nesta quarta-feira (8) e conversou com pessoas que aguardavam ansiosas, por mais de uma hora, para “tomar algo no CU” — um dos diversos trocadilhos que surgiram na fila de espera. Funcionários usaram megafones para organizar a fila e outros só liberavam a entrada para novos clientes quando alguém saía.
Fila de espera para entrar na loja de conveniência coreana, em SP
Renata Bitar/g1
Até o horário de abertura, o interior da loja estava escondido por uma lona, estimulando a curiosidade e alimentando o imaginário de quem já se planejava para comprar guloseimas. Assim que a capa foi retirada, os olhares curiosos dominaram o local.
“O mais próximo que eu consigo chegar da Coreia é nessa loja”, disse a catarinense Daniela Ribeiro. Apaixonada por séries coreanas, a professora de ensino infantil aproveitou sua primeira vinda à capital paulista para comer lámen e ter o gosto de se transportar para o exterior por alguns instantes.
Esse também era o objetivo das amigas cariocas Daniela Moreira e Aline Martins, ambas de 36 anos.
A dupla foi acompanhada das filhas adolescentes de Daniela, que descobriram a loja pelas redes sociais e aproveitaram a vinda a São Paulo para conhecê-la. Uma das meninas estava curiosa para utilizar as máquinas importadas de preparo de macarrão instantâneo, enquanto a outra queria experimentar bebidas, como o leite sabor banana — um “queridinho” de vários coreanos, dentre eles, o cantor Jungkook, do BTS.
Segundo funcionários da “C.U”, esse é um dos itens mais procurados na conveniência, que recebe centenas de pessoas por dia, especialmente aos fins de semana, quando as filas se prolongam desde o horário de abertura até o fechamento.
Apesar de também oferecer pratos à la carte, o “carro-chefe” da loja são os lámens.
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Inaugurada em outubro de 2024, a “C.U” é uma versão repaginada da antiga Rappa Ramen — pertencendo ao mesmo dono. A conveniência segue no 2º andar da Galeria Imperial, mas ganhou mais espaço e uma nova identidade visual.
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Apesar do slogan ser “a conveniência nº1 da Coreia, agora no Brasil”, funcionários confirmam que a loja não é uma franquia oficial da marca sul-coreana.
Questionado se o público vai à loja pela febre com os produtos e cultura coreana, o funcionário do caixa disse que sim, “mas também pela mente fértil do brasileiro”.
Identidade visual da marca coreana versus identidade visual de loja na Liberdade
Por que CU? 🤔
Segundo a BGF Retail, dona da franquia coreana, a sigla significa “loja de conveniência para você”.
C = convenience store (loja de conveniência)
U = you (você)
No inglês, a pronúncia de “C U” soa como “see you”. No sentido literal, a frase significa “ver você”, mas também é comumente utilizada para despedidas informais. Se aproveitando disso, a marca utiliza os slogans “Nice to CU” (bom te ver), “Happy to CU” (feliz em te ver) e “CU again” (te vejo na próxima) em suas unidades.
Funcionários da ‘CU’ fecham as portas quando a loja está cheia e só liberam para novos clientes quando alguém sai
g1
Hallyu
A “hallyu” ou “onda coreana” se refere à disseminação de produções culturais da Coreia do Sul pelo mundo, o que estimula o turismo no país asiático e também o comércio de produtos no estrangeiro, como é o caso da “C.U”.
Segundo dados da Organização de Turismo da Coreia, em 2023, mais de 22,8 mil turistas brasileiros visitaram o país. Os números do último ano ainda estão sendo contabilizados, mas a criação de agências brasileiras especializadas em viagens para a Ásia pode contribuir para um crescimento nesse índice.
Fila na loja ‘CU’
Renata Bitar/g1