10 de janeiro de 2025

‘Visita ao CU’: loja explora mente fértil de brasileiros, que fazem fila para conhecer imitação de franquia coreana em SP


Sensação no TikTok, comércio no bairro da Liberdade atrai público de diferentes partes do Brasil pelo nome ambíguo e por produtos típicos da Coreia do Sul. O g1 visitou o local.  Loja viraliza nas redes com imitação de franquia coreana em SP
Brasileiros estão formando longas filas para entrar no “CU”, uma loja de conveniência no estilo sul-coreano, na Liberdade, Centro de São Paulo.
O comércio viralizou nas redes sociais e atrai amantes de K-pop, K-drama, trocadilhos e com espírito de quinta série. Tudo para viver uma experiência diferente e registrar nas redes sociais.
A “CU” é uma das maiores redes de lojas de conveniência da Coreia do Sul e faz sucesso entre brasileiros que visitam o país asiático, devido ao duplo sentido que o nome ganha em português. Apesar do trocadilho, a sigla está em inglês e sua pronúncia correta é “ci-iu” (entenda mais abaixo).
Com a popularização da franquia por meio de séries, vlogs e vídeos cômicos no TikTok, uma versão brasileira da loja foi aberta no bairro da Liberdade.
O g1 esteve na “C.U” nesta quarta-feira (8) e conversou com pessoas que aguardavam ansiosas, por mais de uma hora, para “tomar algo no CU” — um dos diversos trocadilhos que surgiram na fila de espera. Funcionários usaram megafones para organizar a fila e outros só liberavam a entrada para novos clientes quando alguém saía.
Fila de espera para entrar na loja de conveniência coreana, em SP
Renata Bitar/g1
Até o horário de abertura, o interior da loja estava escondido por uma lona, estimulando a curiosidade e alimentando o imaginário de quem já se planejava para comprar guloseimas. Assim que a capa foi retirada, os olhares curiosos dominaram o local.
“O mais próximo que eu consigo chegar da Coreia é nessa loja”, disse a catarinense Daniela Ribeiro. Apaixonada por séries coreanas, a professora de ensino infantil aproveitou sua primeira vinda à capital paulista para comer lámen e ter o gosto de se transportar para o exterior por alguns instantes.
Esse também era o objetivo das amigas cariocas Daniela Moreira e Aline Martins, ambas de 36 anos.
A dupla foi acompanhada das filhas adolescentes de Daniela, que descobriram a loja pelas redes sociais e aproveitaram a vinda a São Paulo para conhecê-la. Uma das meninas estava curiosa para utilizar as máquinas importadas de preparo de macarrão instantâneo, enquanto a outra queria experimentar bebidas, como o leite sabor banana — um “queridinho” de vários coreanos, dentre eles, o cantor Jungkook, do BTS.
Segundo funcionários da “C.U”, esse é um dos itens mais procurados na conveniência, que recebe centenas de pessoas por dia, especialmente aos fins de semana, quando as filas se prolongam desde o horário de abertura até o fechamento.
Apesar de também oferecer pratos à la carte, o “carro-chefe” da loja são os lámens.
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Inaugurada em outubro de 2024, a “C.U” é uma versão repaginada da antiga Rappa Ramen — pertencendo ao mesmo dono. A conveniência segue no 2º andar da Galeria Imperial, mas ganhou mais espaço e uma nova identidade visual.
Por ‘experiência dorameira’, clientes pagam até R$ 30 em ‘miojo’ na Liberdade
Apesar do slogan ser “a conveniência nº1 da Coreia, agora no Brasil”, funcionários confirmam que a loja não é uma franquia oficial da marca sul-coreana.
Questionado se o público vai à loja pela febre com os produtos e cultura coreana, o funcionário do caixa disse que sim, “mas também pela mente fértil do brasileiro”.
Identidade visual da marca coreana versus identidade visual de loja na Liberdade
Por que CU? 🤔
Segundo a BGF Retail, dona da franquia coreana, a sigla significa “loja de conveniência para você”.
C = convenience store (loja de conveniência)
U = you (você)
No inglês, a pronúncia de “C U” soa como “see you”. No sentido literal, a frase significa “ver você”, mas também é comumente utilizada para despedidas informais. Se aproveitando disso, a marca utiliza os slogans “Nice to CU” (bom te ver), “Happy to CU” (feliz em te ver) e “CU again” (te vejo na próxima) em suas unidades.
Funcionários da ‘CU’ fecham as portas quando a loja está cheia e só liberam para novos clientes quando alguém sai
g1
Hallyu
A “hallyu” ou “onda coreana” se refere à disseminação de produções culturais da Coreia do Sul pelo mundo, o que estimula o turismo no país asiático e também o comércio de produtos no estrangeiro, como é o caso da “C.U”.
Segundo dados da Organização de Turismo da Coreia, em 2023, mais de 22,8 mil turistas brasileiros visitaram o país. Os números do último ano ainda estão sendo contabilizados, mas a criação de agências brasileiras especializadas em viagens para a Ásia pode contribuir para um crescimento nesse índice.
Fila na loja ‘CU’
Renata Bitar/g1

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