Casa da Don’Anna é uma das construções mais antigas preservadas em SP; visitantes podem fazer passeio guiado por todos os cômodos e pelo jardim com orquídeas e jabuticabeiras. Fachada da Casa da Don’Anna, nos Campos Elíseos, que é uma das construções mais antigas de SP.
Marconi Matos
Um casarão imponente de 1000 m² da Rua Guaianases, nos Campos Elíseos, região central de São Paulo, segue até hoje como um remanescente da “belle époque” que a cidade viveu entre o fim do século 19 e o começo do século 20.
A elite da época, composta em sua maioria por barões do café, tentou trazer para a região central os padrões europeus de arquitetura e de urbanismo. O próprio nome do bairro “Campos Elíseos” era uma homenagem à famosa Avenida “Champs-Elysées” de Paris.
O espaço ficou por muito tempo fechado para eventos, mas agora está aberto para visitação aos finais de semana oferecendo visitas monitoradas acompanhadas de guia e também passeios autoguiados pelos QR Codes espalhados pelos ambientes. Os visitantes também podem aproveitar para tomar um café e comer doces caseiros oferecidos pela casa.
Escadaria principal com piso e corrimão de mármore preserva o aspecto original da construção na década de 1910.
Marconi Matos
A Casa da Don’Anna foi nomeada dessa forma em referência à Anna Silva Teles que, junto com o marido Octaviano Alves de Lima Filho, morou na mansão nas primeiras décadas dos anos 1900 e era dona da propriedade.
Atualmente, o responsável pelo casarão é o empresário Luis Eduardo Alves de Lima, neto de Anna e Octaviano. “A casa foi dada ao meu bisavô como presente de casamento à minha vó. Em 1940, foi reformada e restaurada pelo arquiteto francês Jacques Pillon. A parte interna, a escadaria, o vitral e os pavimentos superiores foram preservados exatamente como era”, ele explica.
A arquitetura original é assinada por Ramos de Azevedo, que virou um ícone na história de São Paulo por ter projetado prédios históricos como o Palácio da Justiça, o Theatro Municipal, a Faculdade de Medicina da USP e a Pinacoteca do Estado.
Os vitrais também têm grande relevância por terem sido idealizados e construídos por Conrado Sorgenicht, imigrante alemão famoso no começo do século 20 com o seu ateliê Casa Conrado. Foi ele que produziu os vitrais simbólicos do Mercadão, da Casa das Rosas, da Catedral da Sé e do prédio da FAAP.
Entre os destaques da casa estão os vitrais originais da Casa Conrado do início do século 20.
Marília Barbosa
Serviço
Casa da Don’Anna
🗓️ Quando? Sábados e domingos, das 11h às 16h30
📍Onde? Rua Guaianases, 1.149, Campos Elíseos, São Paulo, SP
💲Quanto? R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
➡️Mais informações: acesse o site da casa