12 de outubro de 2024

Vizinhos de fábrica de produtos químicos em Sertãozinho, SP, relatam momentos de pânico com explosão: ‘Foi muito feio’

Quarteirão teve de ser interditado e 80 pessoas tiveram de deixar as casas e ir para hotel. Bombeiros ainda não sabem o que causou incêndio. Nove pessoas são socorridas após incêndio em empresa em Sertãozinho
Moradores do quarteirão que fica próximo à indústria de produtos químicos que explodiu em Sertãozinho (SP), viveram momentos de pânico diante do cenário que presenciaram no começo da tarde de sexta-feira (11).
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
À EPTV, afiliada da TV Globo, eles contaram que, primeiro, viram uma fumaça branca subindo para o céu.
A explosão veio logo em seguida, após um incêndio, que começou em um caminhão estacionado em frente à empresa. O fogo se alastrou e atingiu a fábrica, que fica na Vila Industrial. O acidente aconteceu por volta das 13h30.
O Corpo de Bombeiros ainda não sabe as causas. Pelo menos 30 pessoas passaram por atendimento médico, quatro delas, por conta de queimaduras causadas pelas chamas.
A dona de casa Silmara Santos se preparava para almoçar com a família quando tudo aconteceu.
“Eu estava no fundo [da casa], a gente estava tudo sentado pra almoçar. De repente escutei um estrondo, achei que fosse trovão. Aí, os vidros do fundo da minha casa começaram a tremer, a gente saiu tudo correndo pra fora. No que eu olhei pra baixo, só vi explosão, explodindo tudo, caminhão explodindo. Foi uma [explosão] atrás da outra, foi muito feio”.
LEIA TAMBÉM
Incêndio de grandes proporções em indústria química deixa feridos e libera fumaça tóxica
Quarteirão é evacuado após incêndio atingir fábrica de produtos químicos em Sertãozinho
O empresário Paulo Roberto Shele, que trabalha em uma empresa próxima à fábrica que explodiu, ajudou no socorro de alguns dos feridos.
“A gente começou a vir pra fora, ver o que era, e o vizinho estava chorando, machucado. Fomos correndo ajudar, tirar o pessoal de lá”.
Vizinha da empresa, a técnica em enfermagem Ana Paula Machado também ajudou no socorro de um dos queimados.
“Quando teve a explosão, a gente saiu correndo, e aí o senhor parou na frente de casa. Ele estava sem roupa, bem machucado, as peles saindo do corpo, e ele inalou bastante fumaça. Era nítido ver. Um cheiro de soda mesmo. Vi duas pessoas queimadas, mas tinha mais gente. Quando eles saíram correndo vieram para o rumo da minha casa, tinha bastante gente tentando tirar a roupa, protegendo o rosto, eu não consegui ver a quantidade, estava focada no senhor”.
De acordo com o major da Polícia Militar Jean Gomes Pinto, o produto que causou a explosão é o clorito de sódio. Por reagir diretamente com a água, o combate ao fogo foi dificultado.
“Ele, em contato direto com a água em grande volume, produz gases, reage violentamente. Foi necessário utilização de água em forma neblina para o combate”.
Incêndio foi controlado no fim da tarde
Por volta das 17h, o incêndio já estava controlado. Cerca de 80 moradores que vivem próximo à fábrica tiveram de evacuar as casas e foram encaminhados para um hotel. A empresa vai arcar com todos os custos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, há paredes do imóvel com possibilidade de colapso estrutural.
Suspeita dos bombeiros é de que clorito de sódio foi o produto atingido por incêndio em empresa em Sertãozinho, SP
Cacá Trovó/EPTV
Agentes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) também foram acionados para atuar com agentes neutralizadores de produtos químicos.
A Prefeitura de Sertãozinho informou que a empresa envolvida está regularizada junto ao município e com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) em vigência.
Cetesb foi acionada para atuar com agentes neutralizadores de produtos químicos, em fábrica que pegou fogo Sertãozinho, SP
Fabio Marchiselli/CBN Ribeirão
Quarteirão inteiro foi evacuado
Um quarteirão inteiro da Vila Industrial teve de ser evacuado, após o incêndio que atingiu a fábrica de produtos químicos.
Segundo a prefeitura, o bairro onde a empresa está instalada é misto, e a presença de indústrias e residências é permitida. Pelo menos 50 casas foram completamente esvaziadas.
Por se tratar de um produto químico altamente tóxico, a área foi isolada por pelo menos seis ruas ao redor. O g1 entrou em contato com a empresa, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Cerca de 80 pessoas precisaram deixar as residências e foram encaminhadas para um hotel da cidade. A fábrica vai arcar com os custos da estadia.
Famílias tiveram de evacuar as causas após incêndio em fábrica de produtos químicos em Sertãozinho, SP
Fabio Marchiselli/CBN Ribeirão
Quatro pessoas ficaram feridas com gravidade
Cerca de 30 pessoas foram socorridas com ferimentos. Uma Unidade de Pronto Atendimento foi destinada para atender os casos relacionados ao acidente.
Em nota, o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP) informou que recebeu duas crianças e mais quatro adultos em estado grave.
“Todas as vítimas identificadas e atendidas imediatamente ao chegarem, com todos os recursos necessários. Os serviços de apoio se mobilizaram assim que acionados (imagem, farmácia, banco de sangue, CTI e centro cirúrgico)”.
Segundo a Secretaria de Saúde de Sertãozinho, quatro irmãos, com idades entre 2 e 10 anos, sofreram queimaduras de até 70% do corpo.
Dois deles estão em estado grave e dois tiveram ferimentos leves. A mãe das crianças também foi socorrida com queimaduras leves. Eles estavam em uma das casas atingidas pelo fogo.
Bombeiros suspeitam que galões com clorito de sódio podem ter explodido em empresa em Sertãozinho, SP
Cacá Trovó/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

Mais Notícias