Uma investigação sobre a morte foi aberta pelo Comitê Investigativo Russo. Vladimir Shklyarov e Alina Somova como Romeu e Julieta
Luke MacGregor/Reuters
Vladimir Shklyarov, um dos principais bailarinos masculinos do mundo, morreu aos 39 anos na noite deste sábado (16). A informação é do Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, onde ele era o bailarino principal.
Uma investigação sobre a morte foi aberta pelo Comitê Investigativo Russo. Segundo a polícia de São Petersburgo, as informações iniciais sugerem que sua queda, que foi descoberta na manhã de sábado, foi resultado de um acidente, informou a mídia estatal.
Segundo uma ex-bailarina, Irina Bartnovskaya, escreveu no Telegram, Shklyarov estava em casa e se preparava para uma cirurgia no pé antes de sua morte. Ela disse que ele estava tomando analgésicos e saiu para fumar em “uma sacada muito estreita”. Irina também diz que Vladimir caiu cinco andares em “um acidente estúpido e insuportável”.
Carreira
Nascido em Leningrado, Shklyarov teve uma carreira de duas décadas e se apresentou em diversos teatros de prestígio ao redor do mundo. Ele fez parte de produções como “O Lago dos Cisnes”, “Dom Quixote” e “Giselle”.
O bailarino recebeu vários prêmios por seu trabalho, incluindo o prestigioso Prêmio Internacional Léonide Massine em 2008. Em 2020, ele recebeu o título de artista homenageado da Rússia.
O Mariinsky descreve Shklyarov como alguém “que era amplamente respeitado por seu talento na execução” do repertório do balé clássico russo.
“Ele inscreveu seu nome para sempre na história do balé mundial”, disse o teatro.