25 de dezembro de 2024

Você viu? Homem e cachorros sofrem descarga elétrica, suposto assaltante é resgatado após pular em mangue e outras notícias da semana no g1 MA

Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal g1 Maranhão. Confira o resumo de algumas das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana de 23 a 29 de junho.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Domingo (23)
Homem leva descarga elétrica em Atins (MA)
Divulgação
Um homem e dois cachorros foram atingidos por uma descarga elétrica, no domingo (23) em Atins, vilarejo localizado na região dos Lençóis Maranhenses, litoral do Estado. Ao g1, Célio Roberto, coronel do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) informou que a vítima foi socorrida com vida e os animais morreram devido ao choque.
De acordo com testemunhas, o homem atingido seria um turista que está hospedado em uma área de pousadas localizadas na região. Até o momento, não há informações sobre o nome, a nacionalidade e o estado de saúde da vítima.
A descarga elétrica foi causada por um fio de um poste de energia que estava solto. Após ter sido atingido pelo choque, o homem caiu no chão, chegou a perder a consciência e foi resgatado com a ajuda de moradores da área. Os dois animais não resistiram ao incidente e morreram no local.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros do Maranhão foi acionada e fez o resgate da vítima. Durante o trajeto na ambulância até o hospital, o homem recuperou a consciência. Devido ao choque, ele sofreu queimaduras de 2º e 3º grau pelo corpo.
A vítima está internada no Hospital Regional de Barreirinhas, cidade a 256 km de São Luís. Já os corpos dos dois animais foram retirados da área. Segundo os Bombeiros, uma equipe da Equatorial Energia foi acionada após o acidente.
Segunda-feira (24)
Suspeito de assalto caiu, deslocou o ombro e ficou preso no mangue após se jogar de ponte
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Um suposto assaltante foi preso após ser resgatado em um mangue, nas margens do rio Anil, abaixo da Ponte Bandeira Tribuzzi, em São Luís.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem, que não teve o nome informado, teria efetuado um assalto, mas, posteriormente, foi reconhecido pela vítima e tentou correr. Para fugir, decidiu se jogar da ponte.
“Roubou minha carteira, documento, a feira que eu fiz e o dinheiro. Da Maria Aragão ele vinha correndo e eu gritando ‘ladrão, ladrão’ e o motoqueiro atraiu ele bem aqui. Ele empurrou o motoqueiro, se agarrou em uma árvore e pulou”, relatou o homem que disse ser vítima do assaltante.
No entanto, na queda, o suposto assaltante caiu quando a maré estava baixa. Por isso, acabou ficando preso em uma área de mangue e quase morreu afogado. Foi preciso chamar os bombeiros para fazer um resgate complexo, antes da maré voltar a subir.
Após cerca de duas horas de trabalho, o homem foi retirado do mangue e levado para o Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), sob escolta da Polícia Militar. Ele ficou ferido e deslocou o ombro.
O homem havia sido reconhecido por uma vítima que teve seus pertences roubados. Para tentar fugir, o suspeito acabou se jogando da ponte.
Dois operários morrem em obra de requalificação de praça em São Luís (MA)
Alessandra Rodrigues/Mirante AM
Dois trabalhadores morreram, na tarde da segunda-feira (24), após levarem uma descarga elétrica em uma obra no bairro Quintas do Calhau, em São Luís. Os operários trabalhavam em uma empresa terceirizada que presta serviços à Prefeitura de São Luís.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), três pessoas trabalhavam na instalação de placas de sinalização viária, localizada na entrada do bairro Quintas do Calhau.
Os Bombeiros afirmam que o acidente aconteceu quando os trabalhadores usavam um caminhão tipo munck. A estrutura de ferro do veículo entrou em contato com a fiação de média tensão, causando a descarga elétrica.
Dos três funcionários que trabalhavam na obra e foram atingidos pelo choque, dois morreram. O terceiro operário foi socorrido e encaminhado a um hospital em São Luís, onde recebeu atendimento médico.
Logo após o acidente, equipes da SAMU, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e da Polícia Militar foram acionadas. Ambas as vítimas foram atendidas no local, mas não resistiram e morreram.
Os dois corpos devem ser levados para o Instituto Médico Legal (IML) que deve constatar a causa da morte. Uma equipe da Equatorial Energia está no local para apurar possíveis danos que possam ter sido causados a rede elétrica na região.
Por meio de nota, a Equatorial Energia lamentou o ocorrido e disse que vai contribuir com o trabalho da perícia técnica. A empresa informou que após dessa perícia, feita pelas autoridades competentes, será possível conhecer todos os detalhes e esclarecer com precisão as causas do acidente.
Procurada pelo g1, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), lamentou o caso e disse que vai acompanhar os desdobramentos, colaborando com as autoridades para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.
Terça-feira (25)
Gerardo de Lira Pessoa, de 79 anos, foi morto pelo próprio filho, Antônio Carlos Rodrigues Pessoa, de 50 anos.
Divulgação
Um homem foi preso pela Polícia Militar do Maranhão (PMMA) suspeito de matar o próprio pai idoso com quatro golpes de faca, em Vitorino Freire, a cerca de 321 km de São Luís.
O suspeito identificado como Antônio Carlos Rodrigues Pessoa, de 50 anos, foi preso em flagrante e foi encontrado todo sujo de sangue após o crime. Em seu interrogatório, Antônio Carlos negou ter cometido o crime. No entanto, testemunhas relataram que, momentos antes do crime, houve uma intensa discussão entre pai e filho.
A vítima foi identificada como Gerardo de Lira Pessoa, de 79 anos, foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos causados pelas múltiplas perfurações de faca.
De acordo com o delegado Rildo Portela, da delegacia de Vitorino Freire, a motivação do crime está sendo investigada pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), que tem o prazo de 10 dias para concluir o inquérito policial e encaminhar o caso à Justiça.
Após os procedimentos de rotina, Antônio Carlos foi encaminhado ao presídio de Piratininga, em Bacabal, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Antônio Quitério Neves, de 11 anos, e Maria Jordânia Simão Silva, de 12 anos, estavam desaparecidos desde o último sábado (22), após caírem no Rio Parnaíba, em Coelho Neto.
Divulgação
Duas crianças morreram, nesse fim de semana, na cidade de Coelho Neto, a 340 km de São Luís. Antônio Quitério Neves, de 11 anos, e Maria Jordânia Simão Silva, de 12 anos, que eram amigos, se afogaram após caírem nas águas do Rio Parnaíba e serem puxados pela correnteza. Eles estavam desaparecidos desde do sábado (22).
Antes do acidente, os dois acompanhavam o pai de Antônio em uma pescaria no rio. De acordo com testemunhas, Antônio Quitério teria caído no rio e sido puxado por um buraco de areia, que, supostamente, teria sido originado pelos serviços de uma draga à alto-mar no local.
Já Maria Jordana, segundo relatos de pessoas que estavam no local da tragédia, morreu ao tentar impedir que Antônio se afogasse. A vítima se jogou na água para salvar o menino, mas também acabou sumindo nas águas.
Em nota ao g1, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMM) disse que a corporação havia sido acionada para atender à ocorrência do afogamento e iniciado a operação para encontrar o menino desde o dia do ocorrido. O corpo de Antônio acabou sendo encontrado já sem vida por pescadores, em ação conjunta com o 5° Batalhão de Bombeiros Militar, no domingo (23).
Na nota, os bombeiros disseram, ainda, que o corpo de Maria foi encontrado, já sem vida, nessa segunda-feira (24) por populares, após ações para tentar localizar a menina.
Quarta-feira (26)
Homem foi morto dentro da igreja
Reprodução/ TV Mirante
Uma criança, de 10 anos, e uma mulher, de 49 anos, foram baleadas na noite da terça-feira (25) durante um tiroteio dentro de uma igreja no município de Luís Domingues, cerca de 354 km de São Luís.
Segundo a Polícia Civil (PC-MA), o tiroteio aconteceu após um homem identificado como Jeferson Ferreira Lima, de 33 anos entrar em uma igreja para fugir de uma perseguição, quando dois criminosos armados invadiram o local, disparando 15 tiros em direção à vítima.
O homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ainda de acordo com as investigações, há suspeita de que o homem faria parte de uma facção criminosa.
Durante a ação dos criminosos, a mulher teve ferimentos graves e foi levada para o Hospital Regional de Carutapera e a criança está fora de perigo.
A Polícia Civil está investigando o caso e realizando buscas na região para identificar os suspeitos do crime.
Morreu, na quarta-feira (26), Dione Ferreira Pinheiro, que foi atingida durante um tiroteio que aconteceu dentro de uma igreja evangélica no município de Luís Domingues, cerca de 354 km de São Luís.
Segundo a polícia, o tiroteio aconteceu na noite de terça-feira (25), na Assembleia de Deus, quando Jeferson Ferreira Lima invadiu a igreja, durante o culto, para fugir de uma perseguição. Dois criminosos armados também invadiram o local e dispararam em direção à vítima.
Jeferson, que tinha 33 anos, recebeu 15 tiros e morreu dentro da igreja. Durante o tiroteio, Dione, de 49 anos, também foi atingida, assim como uma criança de 10 anos.
A criança foi atendida e não corre o risco de morrer. Já Dione teve ferimentos graves e foi levada para o Hospital Regional de Carutapera, depois encaminhada para o hospital de Pinheiro, mas não resistiu.
Jeferson, segundo a polícia, tinha o histórico de participação em uma facção criminosa e essa poderia ter sido a causa da execução. Ninguém foi preso até o momento.
Quinta-feira (27)
A polícia deu cumprimento ao mandato de prisão nessa quarta-feira (27) em Imperatriz
Reprodução
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), deu cumprimento, na quarta-feira (27), a um mandado de prisão temporária e de busca e apreensão contra o suspeito de participação na tentativa de homicídio contra um homem e sua companheira, uma adolescente grávida de 32 meses.
O crime aconteceu no dia 16 de junho na cidade de Imperatriz, a cerca de 634 km de São Luís.
Segundo a polícia, o suspeito estava escondido em uma casa nas proximidades de onde o crime aconteceu, no bairro São José, em Imperatriz. De acordo com as investigações, o crime pode ter sido motivado por uma disputa entre organizações criminosas, com ligação ao tráfico de drogas na região.
Ainda segundo a polícia, outro suspeito, que também estaria envolvido no crime, já foi identificado. A polícia segue realizando buscas para localizar todos envolvidos no crime.
A edição do “Bumba, nosso boi” vai ganhar uma nova versão, com mais recursos de acessibilidade, como braile e Libras, para inclusão de pessoas surdas na leitura da obra.
Divulgação
O autor maranhense Diego Freire fará uma leitura pública do livro “Bumba, nosso boi”, no próximo sábado (29), a partir das 16h, na Livraria da Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), no São Luís Shopping.
O livro, que está sendo preparado para ganhar uma nova edição, com mais recursos de acessibilidade, como braile e Libras, para inclusão de pessoas surdas na leitura da obra, é uma homenagem à tradição do Bumba Meu Boi do Maranhão, voltado a todos os públicos.
A entrada no evento é gratuita, porém limitada às vagas que o espaço pode comportar. Durante o evento, o autor fará uma leitura pública da obra, seguida por uma roda de conversa com o público que deve começar a partir das 16h.
A livro foi originalmente lançado em 2016, na Bienal de São Paulo, chegando a ser adotado por escolas públicas e privadas em três regiões brasileiras e até adaptado ao teatro. A nova edição terá distribuição gratuita em espaços que se dedicam ao acolhimento de crianças com deficiências.
A obra conta a história de um boizinho, que teve sua língua devorada por Catirina para dar origem a um dos maiores folguedos da cultura brasileira, o auto do bumba-meu-boi. De acordo com o autor Diego, formado em Comunicação pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), a obra chama a atenção desse público fora do Maranhão pelo enredo da história e pelos mistérios que a cercam.
Na nova história, o boizinho sofre com a discriminação dos demais bichos da fazenda onde vide, por passar a falar diferente, mas encontra amparo em outros personagens que passaram por algo semelhante, como o Saci, o Curupira e a Mula sem Cabeça.
“Na minha infância no Maranhão, eu frequentava os arraiais e adorava ver o boi dançar, mas me perguntava se ele não estaria triste por não ter mais sua língua. Afinal, o pai Francisco a cortou para dar a Catirina, que estava grávida e não podia ter seu desejo ignorado”, disse Diego.
Sexta-feira (28)
‘Patricinha do aplicativo’ foi presa em Timon
Divulgação/Polícia Civil
A Polícia Civil prendeu, na tarde da última quinta-feira (27), uma mulher conhecida como ‘Patricinha do Aplicativo’, em Timon, na Região Leste do Maranhão.
Segundo as investigações, por diversas vezes a mulher servia de ‘isca’. Ela atraía motoristas de aplicativo para lugares onde eles eram surpreendidos por homens armados que anunciavam o assalto.
Na tarde da última quinta (27), o piloto do aplicativo pegou a ‘patricinha’ próximo à Praça da Bandeira, em Teresina/PI, com destino a Timon. Porém, ao chegar ao destino no Bairro Leonel Brizola, foi surpreendido por dois homens armados com pistola e revólver.
O piloto perdeu o aparelho celular e, em seguida, os dois homens e a mulher subiram na moto e fugiram.
Durante as investigações, a Polícia Civil identificou a passageira e descobriu que um dos assaltantes era companheiro amoroso dela. Ele já tem várias passagens pela polícia por crime de roubo à mão armada.
Após ser presa, a mulher foi apresentada na Central de Flagrantes de Timon e depois encaminhada para a Unidade Prisional de Ressocialização Jorge Vieira. Os outros dois assaltantes não foram presos até o momento.
Colisão envolveu dois ônibus do transporte coletivo em São Luís
Alessandra Rodrigues/Mirante News FM
Dois ônibus do transporte coletivo se envolveram em um acidente, na tarde desta sexta-feira (28), na Avenida Getúlio Vargas, no bairro Monte Castelo, em São Luís. Uma idosa ficou gravemente ferida e outras pessoas, dentre eles um motociclista, sofreram lesões provocadas pela colisão.
Dois ônibus colidem na Avenida Getúlio Vargas em São Luís
De acordo com testemunhas, o ônibus que fazia linha Parque Vitória/Terminal Praia Grande seguia no sentido do Centro ao bairro do Monte Castelo, quando a motorista teria perdido o controle e invadido a pista contrária. Veja as imagens acima.
Ao invadir a pista contrária, o coletivo colidiu contra um poste de iluminação pública e contra uma idosa, identificada como Maria Rosângela. A vítima estava aguardando para atravessar uma das faixas da via.
Após atingir o canteiro central, o veículo ainda colidiu contra outro ônibus que fazia linha Vinhais/Ipase. O motorista conseguiu fazer uma manobra e conseguiu que a batida fosse de forma lateral.
No momento do acidente, um motociclista que passava pelo local, conseguiu desviar da colisão e derrapou na pista. Segundo o Serviço Médico de Urgência e Emergência (SAMU) uma outra passageira que estava dentro de um dos ônibus envolvidos, chegou a cair, passou mal e precisou de atendimento médico.
A idosa foi socorrida e levada para o Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), onde deve receber atendimento médico. Até o momento, não há informações sobre o que causou o acidente.
Equipes da SMTT estiveram na local para realizar a retirada dos veículos que se envolveram no acidente.
Sábado (29)
Veículo envolvido no acidente com o pedestre
Divulgação/ PRF
Um pedestre ficou gravemente ferido após ser atropelado por um carro, na tarde dessa sexta-feira (28), na BR-222, em Açailândia, a cerca de 658 km de São Luís.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo envolvido no acidente foi um Toyota/Ccross Xrx Hybrid, vermelho, de placas do município de Marabá, no Pará.
Ainda segundo a PRF, o utilitário seguia sentido Bom Jesus das Selvas para Açailândia, quando, de repente, o pedestre adentrou a via e foi atropelado.
A vítima estava sem documentos e, por isso, não foi reconhecida no local. Ele foi levado gravemente ferido para um hospital em Açailândia. O estado de saúde do homem não foi revelado.

Mais Notícias