Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal g1 Maranhão. a o resumo de algumas das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana de 27 de outubro a 2 de novembro.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Domingo (27)
Rildo Amaral, do Progressistas, é eleito prefeito de Imperatriz no 2º turno
Divulgação/Redes sociais
Rildo Amaral, do Partido Progressistas (PP), foi eleito prefeito de Imperatriz, a segunda maior cidade do Maranhão, no domingo (27). O candidato venceu o segundo turno das eleições com 55,11% dos votos, para um mandato de quatro anos.
Essa foi a primeira vez que a cidade de Imperatriz pôde ter segundo turno em uma eleição, pois alcançou a marca de 200 mil eleitores registrados na Justiça Eleitoral.
Polícia Federal apreende material de campanha dentro de veículo em Imperatriz
Divulgação/PF
No domingo (27), a Polícia Federal apreendeu uma grande quantidade de “santinhos” de um dos candidatos à Prefeitura de Imperatriz. O material estava dentro do porta-malas de um veículo, que era ocupado por quatro pessoas.
O material foi apreendido, e o motorista foi conduzido à sede da Polícia Federal em Imperatriz, para lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Segundo a PF, a apreensão do material aconteceu durante uma ação da Polícia Federal, que visa combater a poluição causada por santinhos jogados próximos às zonas eleitorais.
Segunda-feira (28)
Incêndio atinge igreja no interior do MA
A Igreja Nossa Senhora dos Remédios, conhecida como Igreja do Remedinho, pegou fogo na noite do domingo (27) em São Bento, a 125 km de São Luís. Por volta das 23h, moradores foram surpreendidos pelo incêndio. Veja o vídeo acima.
A equipe do 10º Batalhão de Polícia Militar foi chamada e acionou o Corpo de Bombeiros. As chamas foram controladas, mas a igreja sofreu danos irreparáveis, segundo informações policiais.
Cerca de 150 pessoas, entre elas a maioria crianças, precisaram de atendimento médico após consumirem um bolo servido em uma escola municipal do Maranhão
Reprodução
Cerca de 150 pessoas, a maioria crianças, precisaram de atendimento médico por suspeita de intoxicação alimentar após consumirem bolo durante uma festa na Escola Municipal Professora Lêda Tájra, em Alto Parnaíba, no sul do Maranhão.
O caso aconteceu na última sexta-feira (25) em uma comemoração do Dia das Crianças. Após o episódio, uma equipe médica do Hospital Municipal do município foi mobilizada para receber a grande demanda de pacientes.
Segundo a polícia, os sintomas começaram horas depois da festa, após as pessoas comerem o bolo. Os relatos incluíam sintomas como diarreia, vômito e, em alguns casos, até desmaios. O bolo foi servido no fim da comemoração e alguns pais e avós das crianças também comeram o doce e passaram mal, já que muitos participantes levaram um pedaço para casa.
Atendente de conveniência é agredida por cliente que se negou a pagar conta de R$20 no MA
Reprodução/TV Mirante
Uma confusão dentro de uma conveniência de um posto da cidade de Alto Alegre do Maranhão, a 212 km de São Luís, resultou na agressão de uma das atendentes do estabelecimento, identificada como Liliane, de 18 anos. O suspeito das agressões foi identificado como Sávio Ricardo.
O caso aconteceu na madrugada do último sábado (26). As cenas das agressões foram registradas por câmera de segurança do estabelecimento (veja reportagem abaixo). De acordo com a vítima, que prestou depoimento à polícia após as agressões, o suspeito a agrediu por ter se negado a pagar uma cerveja de cerca de R$20.
José Nilson Torres era médico e morreu em um acidente na BR-135, em São Luís
Arquivo pessoal
O médico José Nilson Torres morreu, na manhã da segunda-feira (28), em um grave acidente registrado na BR-135, na área do Campo de Peris, Região Metropolitana de São Luís.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o médico estava dirigindo no sentido Bacabeira quando perdeu o controle do veículo em uma curva e acabou saindo da pista. O veículo ficou destruído e pegou fogo.
Mulher é morta com facada no pescoço na área do Itaqui-Bacanga, em SL; suspeito do crime é ex-marido da vítima
Divulgação
Uma mulher, identificada como Iraneyde Pereira dos Santos, foi morta com um golpe de faca no pescoço. O crime aconteceu no fim da manhã da segunda-feira (28), dentro da casa da vítima, na rua 15 de Novembro, no bairro Cidade Nova, na região do Itaqui-Bacanga, em São Luís.
Segundo parentes da vítima, o autor do crime é o ex-marido dela, que estava sob efeito de drogas no momento do feminicídio. O homem fugiu após o crime e é procurado pela polícia.
O corpo de Iraneyde foi encontrado no quintal de casa, pelo próprio filho dela, de 14 anos de idade. Além do adolescente, a vítima deixa mais um filho de 8 anos.
Homem ejacula nas costas de vendedora de loja em São Luís; suspeito foi preso por estupro
Reprodução
A Justiça do Maranhão negou o pedido de medida protetiva em favor da vendedora de uma loja de roupas infantis, que foi alvo de estupro dentro do seu local de trabalho, quando um homem se masturbou e ejaculou nas costas da vítima, enquanto ela realizada o atendimento dele.
O crime aconteceu no dia 24 de outubro, na avenida São Marçal, no bairro do João Paulo, em São Luís.
O jovem, identificado como Márcio Victor Carvalho Ferreira, de 19 anos, foi preso em flagrante, após o crime, que foi registrado por uma câmera de segurança do estabelecimento.
Terça-feira (29)
Fabiana era a mulher de Jerder Pereira e está grávida de cinco meses
Arquivo pessoal
Familiares denunciam o caso envolvendo Jerder Pereira da Cruz, de 35 anos, que foi assassinado na madrugada de domingo (27) para segunda (28), no bairro Novo Horizonte, em Paço do Lumiar, Região Metropolitana de São Luís.
Naquela noite, Jerder foi agredido por várias pessoas, segundo testemunhas, que alegam que ele estaria sendo violento e invadido uma igreja. Ele foi levado a um hospital, mas não resistiu.
Porém, familiares de Jerder afirmam que ele estava em um surto psicótico e não merecia ser morto. A Polícia Militar também teria evitado atender o caso por se tratar de um ‘surto’ e, quando chegou, Jerder já estava muito machucado.
Polícia procura suspeito de matar namorada em São Luís; corpo foi achado pelos filhos da vítima no quintal de casa
Reprodução/TV Mirante
A Polícia Civil do Maranhão está à procura de John Carlos Gomes Lobato, de 28 anos, que é suspeito de ter assassinado Iraneyde Pereira dos Santos, de 33 anos. A vítima foi morta com um golpe de faca no pescoço, na quitinete em que morava, na rua 15 de Novembro, no bairro Cidade Nova, na região do Itaqui-Bacanga, em São Luís.
Segundo a Polícia Civil, John Carlos e Iraneyde Pereira estavam namorando há cerca de dois meses.
Homem em situação de rua é morto com tiros na região da cabeça em Imperatriz
Divulgação
Um homem em situação de rua foi morto com cinco tiros na região da cabeça, na cidade de Imperatriz, a 635 km de São Luís. O crime aconteceu na madrugada da quarta-feira (30), no bairro Vila Lobão.
Moradores afirmam terem ouvido os disparos de arma de fogo. A Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados para atender a ocorrência, porém, quando chegaram no local para prestar socorro, a vítima já estava sem vida.
De acordo com o médico do Samu, o homem foi encontrado com perfurações, causadas pelos disparos, na cabeça e nos ombros.
Quarta-feira (30)
MPF pede suspensão de loteamento nos Lençóis Maranhenses, em Santo Amaro, por falhas no licenciamento ambiental
Divulgação
O Ministério Público Federal (MPF) propôs, na Justiça Federal, uma ação civil pública, com pedido liminar, para que haja a suspensão imediata das obras do loteamento “Terra Ville Residencial”, assim como de sua estrada de acesso, situados na zona de amortecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, na cidade de Santo Amaro, a 251 km de São Luís.
Segundo o MPF, há problemas no licenciamento ambiental das obras, além de riscos de danos ao ecossistema protegido da região.
A ação do MPF foi proposta contra o Estado do Maranhão, o município de Santo Amaro e a empresa CAT Construções LTDA, responsável pelas obras do empreendimento residencial.
Martelo da Justiça
GloboNews
O Tribunal do Júri de Imperatriz condenou o réu Luís Guilherme de Almeida Neves pelo crime de duplo homicídio que teve como vítimas Bruno Araújo Ferreira e Werik Araújo Elói. Os dois homicídios aconteceram nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2023.
A sessão do Tribunal do Júri, da 2ª Vara Criminal, foi realizada nessa terça-feira (29). A sessão foi presidida pelo juiz Paulo Vital Souto Montenegro, titular do Juizado Especial Criminal de Imperatriz, na região tocantina. Ao final, o réu foi considerado culpado pelo Conselho de Sentença, recebendo a pena de 28 anos e meio de reclusão.
Homem sequestrado durante campanha política é encontrado morto em matagal na região do Coroadinho
Reprodução
O Ministério Público do Maranhão, por meio da 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Repressão ao Crime Organizado, ofereceu denúncia contra os dois homens acusados de sequestrar e matar o jovem Vitor Santos Costa, de 29 anos, em São Luís.
Os crimes foram praticados no dia 30 de setembro deste ano, por volta das 17h, no bairro Alto Sebastião, na região do Coroadinho, quando a vítima fazia um trabalho de campanha política.
Davi Figueredo Amaral Reis, 19 anos, e Yam Carlos Ramos, 21 anos, foram denunciados pelos crimes de homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, tortura e recurso que dificultou a defesa do ofendido), sequestro, ocultação de cadáver e participação em organização criminosa armada.
Quinta-feira (31)
Homem ejacula nas costas de vendedora de loja em São Luís; suspeito foi preso por estupro
Reprodução
A Polícia Civil do Maranhão concluiu o inquérito do caso da vendedora de uma loja de roupas infantis, que foi alvo de estupro dentro do seu local de trabalho, quando um homem se masturbou e ejaculou nas costas dela durante um atendimento.
Márcio Victor Carvalho Ferreira, de 19 anos, foi indiciado e denunciado ao Poder Judiciário pelo crime de estupro, mas vai responder ao processo em liberdade, pois a Justiça do Maranhão considerou o fato de ele ser primário e não demonstrar ser capaz de prejudicar as investigações.
Kleberson Pereira da Silva, de 15 anos, morreu após ser atropelado por um caminhão na MA-202
Divulgação
Um adolescente, identificado como Kleberson Pereira da Silva, de 15 anos, morreu após ser atropelado por um caminhão na MA-202, conhecida como Estrada da Maioba, na região metropolitana de São Luís.
O acidente aconteceu por volta das 9h da quinta-feira (31), na altura do bairro Novo Cohatrac, em São José de Ribamar, na Grande São Luís.
Segundo a família da vítima, o adolescente estava trafegando pela rodovia estadual em uma bicicleta, a caminho do barbeiro, quando foi desviar de um buraco e acabou caindo no meio da pista. Nesse momento, o adolescente foi atropelado por um caminhão.
Homem é baleado no local de trabalho no Maranhão
Um homem foi vítima de uma tentativa de homicídio, no início da tarde da quinta-feira (31), no local onde trabalhava, na cidade de Imperatriz, na região tocantina.
O crime aconteceu em frente a uma madeireira na avenida JK, no bairro Santa Rita, onde a vítima estava há poucos dias trabalhando como diarista.
A tentativa de homicídio foi registrada por uma câmera de segurança (veja o vídeo acima). Nas imagens, a vítima aparece ajudando um outro trabalhador a colocar peças de madeira em cima de um caminhão, quando é surpreendida por um homem, que chega a pé e dispara direção à sua cabeça.
Empresário é preso por suspeita de agiotagem contra pessoas idosas no MA
Reprodução
Um empresário, de 32 anos, foi preso em flagrante suspeito de praticar o crime de agiotagem contra pessoas idosas, na cidade de Timon, a 429 km de São Luís. A prisão aconteceu da quarta-feira (30), depois de denúncias de uma das vítimas.
O homem também foi alvo de um mandado de busca e apreensão em sua residência e no estabelecimento comercial do investigado, situados nos bairros Novo Tempo e Parque Piauí.
De acordo com a polícia, as investigações contra o homem tiveram início no começo deste mês de outubro após denúncias feitas por um idoso, que informou ter pedido dinheiro emprestado para o homem.
Sexta-feira (1)
Mulher é agredida e pede socorro durante assalto em São Luís
Dois homens foram presos após roubarem uma mulher no bairro Planalto do Anil, em São Luís, na manhã da quinta-feira (31). As cenas de crimes, registradas por câmeras de segurança residencial, também mostram a mulher sendo agredida pelos criminosos (Veja vídeo acima).
Nas imagens, é possível ver dois homens numa moto que se aproximam da vítima, que é abordada enquanto anda pela calçada. Um dos homens desce do veículo e inicia a abordagem. A mulher grita por socorro ao se recusar a entregar o celular. Na tentativa de escapar, ela sai correndo, o homem vai atrás dela e a derruba no chão.
Trabalhador de usina de asfalto morre após cair dentro de triturador de pedras em Santa Luzia
Reprodução
Um homem morreu após cair em uma máquina de triturar pedras na zona rural de Santa Luzia, a cerca de 294 km de São Luís. Raimundo Nonato Vieira da Silva, de 34 anos, era auxiliar de usina de asfalto e trabalhava na recuperação da BR-222, pela empresa CSR Construções e Serviços Rodoviários.
O acidente aconteceu na última quarta-feira (30), enquanto ele operava a máquina de trituração. Após o acidente, houve a paralisação imediata das atividades na usina. A retirada do corpo foi acompanhada pela polícia e por uma equipe da funerária.
Casal é preso suspeito de tráfico de drogas na BR-316 em Barra do Corda
Divulgação/Polícia Rodoviária Federal
Um casal foi preso suspeito de tráfico de drogas, na quinta-feira (31), após agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrarem 42 kg de skunk, droga conhecida como “supermaconha”, escondidos em porta da caminhonete, na altura do km 292 da BR-226, município de Barra do Corda.
O condutor do veículo, que estava com sua companheira, recebeu ordem de parada o km 292 da BR-226, pois transitava utilizando o cinto de segurança de forma inadequada.
Questionados sobre a origem e destino, afirmaram que saíram de Araguaína (TO) e estavam indo até Teresina (PI), porém moram em Redenção (PA). Ao iniciar os procedimentos de fiscalização, os agentes da PRF sentiram um forte odor de substância com características de maconha (skunk).
Sábado (2)
Polícia investiga agressão de médico por PM em Barra do Corda
O juiz João Vinícius Aguiar dos Santos, titular da 1ª Vara de Barra do Corda, concedeu liberdade ao policial militar Moacir Alves de Sá Júnior, que foi flagrado agredindo o médico Ivaldo de Sousa Lima dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Barra do Corda, a 444 km de São Luís.
O caso aconteceu na madrugada do dia 30 de outubro e foi registrado por câmeras de segurança. O juiz alegou que ‘não se revela necessário’ manter o PM preso e que seria cabível a concessão de liberdade provisória mediante a fixação de fiança, além da aplicação de outras medidas cautelares alternativas.
Celcilene Santana Rodrigues foi morta a facadas em quarto de pousada.
Divulgação
O 3º Tribunal do Júri de São Luís condenou Elionai Sousa Silva a 16 anos e oito meses de reclusão pelo assassinato de sua ex-mulher, Celcilene Santana Rodrigues. O crime aconteceu no dia 3 de maio de 2022, em um quarto de uma pousada localizada no bairro Madre Deus, na capital maranhense. A vítima foi morta a facadas.
Após o julgamento, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), que terminou na madrugada de sexta-feira (1º), Elionai Sousa Silva foi levado de volta para a Penitenciária de Pedrinhas, onde está já estava preso.