27 de setembro de 2024

Voluntários encontram mais de 50 rótulos de outros países em limpeza de praias pouco habitadas entre SC e PR

Segundo ONG Eco Local, há produtos do Japão, China, Malásia, Turquia, Estados Unidos e mais. Expedição começou em agosto e segue nesta sexta. Voluntários encontram mais de 50 rótulos de outros países em limpeza de praias em SC e no
Voluntários encontraram mais de 50 rótulos de produtos de outros países durante uma expedição de limpeza em praias pouco habitadas e inabitadas entre o Litoral Norte de Santa Catarina e o Paraná em apenas dois meses, informou a Organização Não Governamental (ONG) Eco Local, responsável pelo projeto, na quinta-feira (26).
O coordenador da ONG, Filipe Oliveira, cita que a maioria dos produtos de fora são da China e do Japão, mas também encontraram rótulos da Malásia, Turquia, Arábia Saudita, Singapura e Estados Unidos, por exemplo.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Com mais de 400 ações realizadas pelo grupo ao longo dos anos, Oliveira conta que itens de outros países são capturados em todas as expedições, mas se impressionou com o número de materiais achados nesta temporada.
“Muitos não estávamos acostumados a encontrar”, afirmou.
A iniciativa, que começou em agosto, já recolheu ao todo cerca de nove toneladas de resíduos em Santa Catarina e quatro toneladas no Paraná, passando por praias de difícil acesso e pouco habitadas.
Segundo Oliveira, garrafas são a maior parte dos objetos de outros países. “Mas também achamos caixas de suco, leite…”
“Na etapa que fizemos em São Francisco do Sul, entre a Praia do Ervino e a Praia Grande, 22 quilômetros [de extensão], retiramos mais de 8 mil garrafas, 50% de outros países”, comenta.
Leia também:
Praia de Florianópolis é a mais poluída por microplástico do Brasil, diz estudo
Pesquisa acha glitter e microplástico em ostras e mariscos de SC
ESTUDO DA UFSC: Alargamentos de praias em SC afetam orlas vizinhas e causam poluição da água e do ar
Nesta sexta-feira (27), a equipe segue em um trecho de 21 quilômetros entre a Praia de Leste a Pontal do Sul, no Paraná. No sábado (28), começam a etapa de limpeza nas ilhas paranaenses, junto à equipe da Voz dos Oceanos, movimento mundial de combate à poluição plástica.
Voluntários encontram mais de 50 rótulos de outros países em praias
Divulgação
E depois?
Conforme a ONG Eco Local, os resíduos recolhidos serão transformados em produtos sustentáveis, como acessórios para surf, brinquedos e mobiliário urbano.
“Cada item coletado nas praias conta uma história de descaso ambiental que atravessa fronteiras, e queremos mostrar como podemos transformar esse problema em uma solução sustentável”, afirma Oliveira.
Expedição de limpeza de praias entre SC e PR começou em agosto
Divulgação
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Mais Notícias