7 de fevereiro de 2025

Voo com deportados dos EUA chega nesta sexta ao Brasil com operação de acolhimento


Aeronave chegará a Fortaleza, uma das cidades brasileiras mais próximas dos Estados Unidos, para evitar que os deportados sobrevoem solo brasileiro algemados. Novo voo com brasileiros deportados dos EUA chega amanhã em Fortaleza
Um novo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos pousa na tarde desta sexta-feira (7) no Aeroporto de Fortaleza. Em seguida, os imigrantes seguem em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) rumo a Minas Gerais.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Este é o segundo avião enviado pelos EUA com imigrantes deportados desde o início do novo governo de Donald Trump. O primeiro voo pousou em Manaus no dia 24 do mês passado.
O avião parte de Alexandria, no estado norte-americano de Louisiana, com uma escala técnica em Porto Rico. Segundo informação do Governo do Ceará, 135 imigrantes devem desembarcar nesta sexta em Fortaleza.
“A decisão do presidente Lula é que no momento em que esse avião entre no Brasil, o avião tem que pousar no local mais próximo, para que o brasileiro não fique em um avião algemado. Eles vão pousar em Fortaleza, que é o local mais próximo. E evidentemente que toda a nossa solidariedade aos brasileiros e brasileiras que estavam nos Estados Unidos lutando pela vida”, disse Elmano de Freitas, governador do estado.
🔎 Segundo a Polícia Federal, o uso de algemas em imigrantes é uma praxe em voos fretados dos EUA para repatriação, mas elas são retiradas ao pousar no Brasil, pois os deportados não são prisioneiros. No voo com escala em Manaus, houve um desentendimento com a tripulação devido ao calor, e os deportados abriram uma porta de emergência e desembarcaram por uma ponte inflável ainda algemados.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, ordenou a retirada das correntes e solicitou que os deportados fossem levados a Belo Horizonte em um voo da FAB. Itamaraty diz que cobrará EUA por tratamento ‘degradante’
Veja perguntas e respostas sobre o impasse envolvendo a deportação de brasileiros algemados pelos EUA
Recepção dos brasileiros
Itamaraty cobra explicações da embaixada americana para o tratamento dispensado a brasileiros deportados dos EUA
Jornal Nacional/ Reprodução
Em nota, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania afirmou que o Governo Federal está adotando uma série de medidas para garantir o acolhimento humanizado dos brasileiros repatriados.
Em Fortaleza e em Belo Horizonte haverá um esquema de recepção e apoio aos brasileiros, com operação da Polícia Federal para realizar procedimentos migratórios e de segurança.
Além disso, em Fortaleza, o Governo do Ceará providenciou um Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), para dar mais agilidade aos processos migratórios.
Em Belo Horizonte, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania criou Posto de Acolhimento aos Repatriados para garantir que tenham acesso à internet gratuitamente, carregador de celular e canais para que possam entrar em contato com os familiares e obter orientações sobre serviços públicos de saúde, assistência social e trabalho.
Ministro das Relações Exteriores avalia situação dos brasileiros deportados dos EUA
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Mais Notícias