22 de setembro de 2024

Votorantim confirma primeira morte por dengue em 2024

Vítima é um idoso de 72 anos. A morte ocorreu no dia 21 de fevereiro. Votorantim (SP) confirmou, nesta segunda-feira (8), a primeira morte por dengue em 2024. A cidade já registrou mais de 2.000 casos da doença.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A vítima é um idoso de 72 anos. A morte aconteceu no dia 21 de fevereiro. Por conta da situação epidemiológica na cidade, a prefeitura abriu dois polos para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas leves de dengue.
O trabalho foi iniciado em março e é feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Parque Bela Vista e do Jardim Novo Mundo, de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h. Nestas duas unidades, médicos exclusivos estão à disposição para avaliação dos pacientes.
Nos dois polos, cada paciente com sintomas da doença é direcionado a uma área exclusiva antes de ser chamado pelo médico. Em média, cada local recebe 20 pacientes por dia. Confira o endereço dos dois polos:
UBS Bela Vista
Endereço: Avenida São João, 867, centro
Telefone: (15) 3243-2605
UBS Novo Mundo
Endereço: rua Abílio Maia, 46, Novo Mundo
Telefone: (15) 3243-6006
Além dos dois polos, a Prefeitura de Votorantim orienta o paciente com sintomas leves de dengue a procurar atendimento médico em uma das 16 UBSs e Estratégia Saúde da Família (ESF). A pessoa deve apresentar febre entre 2 e 7 dias associada a duas ou mais manifestações, como náusea, vômito, vermelhidão na pele, e dores muscular, articular, de cabeça ou atrás dos olhos.
A criança proveniente ou residente em áreas com transmissão de dengue também pode se enquadrar em um caso suspeito leve, desde que apresente quadro febril agudo entre 2 e 7 dias. Nessa situação, os pais ou responsáveis devem encaminhar o paciente para atendimento em uma UBS ou ESF.
Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Central, Jataí e Infantil são voltadas aos casos considerados mais graves. A pessoa deve ser levada a um desses pontos caso apresente dor abdominal intensa, vômitos persistentes, hipotensão postural, tontura, sangramento de mucosas, cansaço excessivo e irritabilidade.
As UBSs e ESFs funcionam de segunda a sexta-feira. Aos fins de semana e feriados, o paciente, mesmo com sintomas leves, deve procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Essas unidades de pronto atendimento ficam abertas 24 horas por dia.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias