Maria Madalena Lúcio frequenta a academia há 1 ano e meio e conquistou centenas de seguidores nas redes sociais ao mostrar rotina de treinos e alimentação. Influenciadora de 73 anos malha 5 vezes por semana e tem dieta sem glúten e lactose
Aos 73 anos, a dona de casa Maria Madalena Lúcio se tornou conhecida nas redes sociais ao registrar a rotina de exercícios e alimentação nas redes sociais. Veja acima um dos vídeos da influenciadora de Araxá, no Alto Paranaíba.
Apelidada de “Vovó Maromba”, ela se tornou inspiração para pessoas de todas as idades que decidem ter uma vida mais saudável.
Em entrevista, Madalena contou ao g1 sobre a rotina de exercícios, alimentação e demais detalhes que tornaram a vida mais saudável na melhor idade.
“Subi todo o morro”
Madalena ou Madá, para os seguidores, se lembra do dia exato que começou a malhar: 2 de janeiro de 2023. Hoje, um ano e cinco meses depois, ela destaca que a decisão foi acertada.
“Falo para todo mundo, se não tivesse entrado naquela época, eu nem sei como estaria hoje. Com 73 anos, eu já subi todo morro, agora pra eu descer ele é rapidinho. Tudo acontece muito rápido, logo a pessoa se destrói, porque não consegue se manter sadio”, disse.
Para Madá, a musculação proporcionou saúde, força, coordenação motora e estabilidade, além de colaborar com a saúde mental e com a criação de uma rotina.
Maria Madalena Lúcio Madá Vovó Maromba Araxá influenciadora
Instagram/Reprodução
Rotina
Aos 73 anos, Madá acorda todos os dias às 3h da manhã, reza, dá comida para os gatos e cachorro, toma café da manhã e sai de casa rumo à academia, que fica a 4 km de casa.
“Eu fico de pé tão cedo porque eu tenho que me ajeitar com calma, porque eu sou idosa, né? Idoso não pode correr, tem que andar devagar. Agora eu não estou indo a pé porque está frio, vou malhar de carro, mas quando não, eu vou e volto. Dá 8 km, aí é bom porque eu não preciso fazer esteira. Já faço um cardio”, brincou.
Apesar de atualmente focar na musculação, Madá também já fez pilates, mas parou momentaneamente devido a outros compromissos.
“É na musculação que eu foco mais agora. Na segunda-feira eu treino quadríceps; terça eu faço peito; na quarta, glúteos; na quinta, costas e na sexta-feira faço posteriores”, listou.
Ela conta, ainda, que mantém um programa de treinos, que muda a cada 6 semanas com diferentes cargas.
Porque eu falei assim, eu já estou idosa, né? Eu vou devagar e sempre sem parar, porque eu não posso parar. Então, eu tenho que ir devagar sempre.
Madá afirma que reserva os fins de semana para descansar, cuidar dos pets e visitar a filha e o genro.
Casal supera mais de 1.500 km de distância e passa o primeiro Dia dos Namorados junto
Concurso de quadrilhas, stand up e show gospel: veja a programação cultural do fim de semana
Fazenda Experimental Sertãozinho deve ter plano de restauração em 60 dias
Alimentação
Sobre a alimentação, Madalena diz que gosta do simples. Ela não come ou bebe glúten, lactose, embutidos ou refrigerantes. Fora isso, ela topa tudo.
“Toda verdura eu como. Eu não sou muito chegada a arroz, mas feijão e grãos, como muito. Grão de bico, feijão branco, feijão preto, feijão de vagem… qualquer tipo de grão. Gosto muito de Plantas Alimentícias Não Convencionais, também. “
De onde vem o que eu como #4: PANCs
A influenciadora explica que decidiu tirar algumas coisas da alimentação por conta própria há algum tempo.
“Eu tenho um problema de vesícula, de nascença. Aí o médico falou para mim, ‘se sua vesícula der pedras você vai ter que retirar ela, mas se ela não der, não precisa’. Ele me explicou que se eu tivesse uma alimentação mais saudável, passaria bem. Mas, mesmo assim, eu teimava, sabe? Até que um dia passou”, afirmou.
“Eu decidi não insistir mais no erro, acho que as pessoas não devem insistir no mau. Se está fazendo mal para você, você tira da sua vida, é melhor, não é?”
Além da diversidade no prato, Madá também suplementa a alimentação com creatina, colágeno e outros itens.
“Tomo os suplementos com leite vegetal que eu mesma faço, de linhaça, grão de bico, semente de girassol…”.
Madá também compartilha receitas livres de glúten e lactose nas redes sociais
@madalenalcos/Redes Sociais
Apoio
A respeito do apoio que recebe da família, amigos e seguidores para manter uma vida fitness, Madá afirma que conversa com muita gente e se sente feliz de inspirar tantas pessoas sendo a “Vovó Maromba”.
“Eu converso com muitas pessoas! E acho até bom que me chamem de vovó maromba porque eu estou aberta para qualquer coisa, sabe? Pode me chamar de vovó. De titia. O que for”, afirmou.
“Me chamam também de Madá, eu gosto que eu ganhei apelido depois de 73 anos. Meu nome é Madalena, mas agora eu virei Madá.”
Ela destaca, ainda, o primeiro apoio que teve, vindo da filha, que já malhava e incentivou a mãe a ir.
“Minha filha malha, meu genro malha, todos na mesma academia e mesmo horário. Nós somos o trio parada dura!”, brincou.
O apoio continua, também, por parte dos outros alunos da academia. A amizade já é tamanha, que dona Madá já chegou a levar bolo para os alunos e profissionais da academia.
“Lá eu converso muito com quem malha, com quem trabalha, por que eu falo demais, né? Eu malho a língua. Entrei na malhação deles e eles tiveram que entrar na minha também!”
Além de atingir centenas de pessoas nas redes sociais, ela também conta que impactou a pequena comunidade da academia.
“Depois de mim, chegaram vários idosos lá também. Vez ou outra vejo outro idoso lá também, o que é muito bom.”
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Madalena Lúcio treina cinco dias por semana em Araxá
@madalenalcos/Redes Sociais
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas