Aplicativo utiliza a inteligência artificial e contribui com a qualidade de vida de pessoas autistas. Aplicativo auxilia pessoas não verbais
Reprodução/YouMe
Um aplicativo desenvolvido por uma empresa de Caruaru, no Agreste, oferta uma solução de comunicação alternativa para auxiliar pessoas não verbais. O “YouMe” utiliza a inteligência artificial para reconhecer imagens e símbolos, permitindo que usuários se expressem e interajam com o mundo de forma mais autônoma.
Através de tablets e smartphones, o aplicativo oferece um repertório de imagens e frases que podem ser combinadas para comunicar necessidades, desejos e ideias. O aplicativo foi desenvolvido pela Navit Soluções Digitais, que é especializada em desenvolver soluções tecnológicas.
“A ferramenta também permite a criação de vocabulários personalizados, facilitando a comunicação em diferentes contextos. O YouMe faz registro de todos os cliques dos usuários, permitindo que tecnologias para análise de dados possam extrair informações relevantes para acompanhamento dos pacientes que utilizam o sistema. Profissionais como fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e pedagogos podem fazer uso para personalização e acompanhamento da evolução de seus pacientes”, afirma Nara Lyra, da Navit Soluções Digitais.
Aplicativo é uma solução para auxiliar pessoas não verbais
Reprodução/YouMe
A tecnologia facilita a comunicação e o aprendizado do usuário e também contribui para a autodeterminação e qualidade de vida de pessoas com autismo. As informações do aplicativo estão disponíveis na página oficial do Intagram, @youmi.oficial, e em breve o aplicativo também estará disponível no Google Play.